segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

DOCUMENTÁRIOS REGISTRAM AS TRADICIONAIS FOLIAS DE REIS EM COMUNIDADES DE MARIANA E BARRA LONGA (MG)

REDAÇÃO – As comunidades mineiras de Pedras, em Mariana, e Barreto, em Barra Longa, tiveram um bom motivo para se reunir novamente. Os documentários que retratam a Folia de Reis nas localidades foram exibidos em telões, montados nos distritos. Os filmes contam as histórias dos grupos de foliões e as festividades populares, abordando a retomada das atividades, entre o final de 2021 e início de 2022, após o período de restrições devido à Covid-19.

Seguindo a tradição, todos os anos, os foliões saem com a bandeira do Menino Jesus, percorrendo as casas das comunidades e seus arredores, com versos acompanhados de sanfona, viola, caixas e pandeiros. E foi essa a trajetória capturada e registrada nos documentários exibidos.

YouTube video

Em Pedras, a exibição foi realizada em frente à Capela de Santo Antônio e contou com a presença dos integrantes do grupo e de moradores da região. No telão, a comunidade assistiu a sua festividade tradicional, em atividade desde 1984.

“Com a pandemia, não pudemos sair para visitar as casas. Mas o apoio que estamos recebendo com o reforço dos nossos instrumentos, os uniformes e o vídeo é muito importante. Fiquei muito feliz de ver a gente no telão”, conta Geraldo Vítor, mestre da Folia de Pedras.

Em Barreto, cerca de 100 moradores se reuniram no espaço em frente à Capela de Nossa Senhora do Pilar para assistir a dois documentários: um sobre Folia Velha e outro sobre a Folia Nova de Barreto. A divisão em dois grupos foi realizada para que pudessem difundir por um espaço mais amplo suas apresentações.

“Eu gostei bastante e foi muito bom para a gente. Nunca tínhamos recebido esse apoio antes, tudo o que fazíamos era com o nosso próprio esforço. E a Folia é muito importante para mim, por conta do Menino Jesus, que está na nossa bandeira. Já são 61 anos tocando”, afirma José Gonçalves, que hoje faz parte da Folia de Reis Velha de Barreto.

Os documentários produzidos podem ser assistidos, na íntegra, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/noticia/conheca-as-folias-do-menino-jesus-realizadas-em-mariana-e-barra-longa/

Salvaguarda de referências culturais

As iniciativas para fortalecer os grupos de Folia de Reis fazem parte do Plano de Reparação das Referências Culturais. Conduzidas pela Fundação Renova, em cooperação com a Unesco, as atividades tiveram origem no Projeto de Salvaguarda de Referências Culturais, elaborado a partir de um diagnóstico realizado junto às comunidades dos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (MG).

Ao todo, são nove eixos trabalhados, incluindo ações voltadas à reparação e salvaguarda do patrimônio: culturas tradicionais, registro de memória, educação patrimonial, formação artística e cultural, ecologia, esporte e lazer. No caso das Folias de Reis, há a aquisição de novos instrumentos e uniformes, além do registro audiovisual dos grupos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *