quinta-feira, fevereiro 29, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

106ª FESTA DE SÃO BENEDITO DE MACHADO (MG) | dias 19 à 30 de agosto

MACHADO – A segunda quinzena de agosto, em Machado (MG), é contemplada com muita tradição, músicas, rituais religiosos e barraquinhas com comidas típicas. Não há um machadense que não tenha um sorriso estampado no rosto nesta época do ano.

Uma importante riqueza do município, que representa a história, religiosidade e manifestações culturais dos povos. A congada, que é intenção primordial da festa, carrega importantes significados, surgindo, na zona rural, como demonstração de alegria e resistência dos escravos.

A exibição nem sempre foi bem quista pela fé crista, houve um tempo em que os rituais eram repelidos pela igreja e, com isso, passaram a ser realizados nos “Ternos de Congo”, mas aqueles que participavam da cultura, nunca a abandonaram. Hoje, a discriminação da igreja foi vencida, e o brilhantismo das congadas é admirado por todos, uma narrativa de amor, luta e força.

Os 12 dias de festa não são por acaso, são 9 dias de Novena e 3 dias da Festa das Congadas. No primeiro domingo de cerimônia, acontece o ritual da bandeira que é quando ocorre o levantamento do mastro, que leva em seu topo um quadro de São Benedito enfeitado com fitas e flores, na presença de todo o Congo e uma música contagiante.

 

São Benedito, filho de escravos, foi educado por seus pais na fé cristã, um exemplo de humildade, doação, amor e caridade. Todos queriam vê-lo e tocá-lo, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações, e, por isso, no ritual do mastro, os congadeiros tentam tocar a imagem do Santo Protetor da cozinha.

A FESTA

Entre os dias 19 e 30 de agosto a programação da festa já terá início com diversos grupos de congadas, caiapós, congadas mirins e concursos culturais e uma diária programação religiosa, com gastronomia mineira nas inúmeras barracas e uma variada feira de comércio com produtos oriundos de diferentes partes do Brasil.

A Prefeitura de Machado já cumpriu todos seus compromissos com a Associação dos Congadeiros e realizou reuniões antecipadas com barraqueiros, comissão organizadora, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Ministério Público e todas outras atribuições de competência do setor público. Tudo está sendo pensado para que a festa ocorra da melhor maneira possível, com segurança terceirizada e monitoramento por câmeras de forma que os machadenses e turistas aproveitem com tranquilidade.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *