sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Estação Memória recebe intervenções planejadas para garantir conforto e segurança aos visitantes

Ipatinga – A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), realizou no dia 9 de novembro mais uma ação de melhorias na Estação Memória Zeza Souto, localizada na rua Belo Horizonte, no Centro. Desta vez, foi feita a substituição dos vidros laterais da edificação com a instalação de vidros laminados de alta resistência, que possibilitam a conservação das características arquitetônicas, bem como a melhora na iluminação interna, visto que permitem a entrada da luz natural. A medida faz parte de um conjunto de intervenções planejadas para garantir segurança, conforto e, também, acessibilidade aos visitantes.

Anteriormente, havia sido instalado um guarda-corpo ao longo da escada de entrada, visando auxiliar na mobilidade de idosos e outras pessoas que tenham dificuldade de locomoção, além de garantir maior segurança a todos que transitam pelo local. Vale ressaltar, também, que a Estação Memória conta ainda com uma rampa de acesso para cadeirantes e outras pessoas com deficiências.

Como medida de proteção ao patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura instalou uma cerca em todo entorno da Estação e novos refletores em pontos estratégicos, reforçando a vigilância patrimonial já existente e atuante no período noturno. O paisagismo foi reestruturado através do cuidado do solo e jardinagem com flores típicas, a fim de trazer uma ambiência natural.

Ainda conforme a Semcel, foi realizado um trabalho de dedetização e pintura na edificação. Outras ações como a higienização do local em razão do momento de pandemia do novo Coronavírus também foram realizadas este ano.

Estação Memória Zeza Souto

A Estação Memória Zeza Souto é uma antiga estação ferroviária do município, instalada em 1930 para substituir a Estação de Pedra Mole, que funcionava entre os bairros Cariru e Castelo e hoje também se tornou monumento histórico. Ela foi desativada em 1951, sendo restaurada a partir de 1991 e oficialmente reinaugurada em 28 de dezembro de 1992.

Atualmente, a Estação Memória funciona como museu da cidade, galeria de artes e guarda documentos (manuscritos, digitalizados e xerocados), objetos, audiovisuais e fotográficos que contam a história do município. O horário de visitação é de 8h às 18h, e a gestão da Semcel recomenda que, devido à pandemia, neste momento sejam utilizadas máscaras.

Exposição fotográfica

O museu, que neste ano foi a casa de alguns dos encontros do projeto “Reconhecer”, de homenagem a pioneiros da cidade, recebe dessa vez, até o dia 31 de dezembro, a exposição fotográfica “Personagens da História de Ipatinga”, que conta com um acervo de 540 fotos de algumas das principais personalidades do município.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *