sábado, março 2, 2024
DestaquesEsportePolítica

Vereador Reygler quer a implantação de espaço privativo para a prática do Wheeling como esporte

TIMÓTEO – Diante do grande número de praticantes e apreciadores de acrobacias com motocicletas – modalidade “wheeling”, o vereador Reygler Max, apresentou na tarde desta segunda-feira (12), no plenário da Câmara de Timóteo, para um grupo de motociclistas, uma proposta de lei que dispõe sobre reconhecimento do Whelling como modalidade esportiva no âmbito municipal.  A proposta já está sendo analisada pela procuradoria geral do Legislativo Timotense.

O vereador Reygler Max disse ao JBN que o objetivo da sua iniciativa é o de  buscar junto à administração, a partir da aprovação da matéria,  a análise técnica para destinação de área especifica para a prática do esporte de forma segura e saudável.

Embora o vereador reconheça que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) defina como “infração gravíssima” a realização de manobras ou o equilíbrio em apenas uma roda durante a condução de motocicleta, ele destaca que o “wheeling” como esporte é reconhecido e legitimado no país, onde é praticado desde os anos 1980 e homologado em 2013 pela Confederação Brasileira de Motociclismo, quando foi promovido o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade.

A apresentação da proposta do vereador Reygler Max foi prestigiada pela vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Vespa.
Um grupo de motociclistas também marcou presença na Câmara

“Como legislador tenho tido o cuidado de ouvir as pessoas, e acredito que desta forma podemos propor ações que garantam a saúde, a educação, o esporte, cultura, lazer e desenvolvimento econômico. Neste caso, entendemos que o “wheeling” é uma modalidade que deve ser garantido como esporte, claro que obedecendo todas as legislações pertinentes”, destacou o parlamentar.

O que é o Wheeling

O Wheeling (como é chamado no Brasil), Freestyle (na Europa) e Stutin (em outros lugares) é uma modalidade de motociclismo essencialmente urbana. O vício de seus praticantes está na louca combinação de borracha e asfalto. Cheiro de gasolina, ronco dos motores e sabor de adrenalina. Todos os sentidos são excitados no Universo do Wheeling. Por incrível que pareça essa é uma atividade original do Brasil.

. . Wheeling baseia-se em um esporte praticado com motos, é um esporte não muito convencional, pois ainda não é regularizado, portanto não existem locais apropriados para o esporte, não tendo apoio de prefeituras e órgãos competentes para devido local para treino o wheeling vira alvo de preconceitos sendo praticado nas ruas indevidamente, mas ao contrario, com lugar de treino adequado torna-se um esporte admirável, agradando a quem pratica e a quem olha. É a relação de equilíbrio e do domínio do homem sobre a máquina. É um esporte muito radical onde a consequência de um ato ou comando mal executado pode acarretar em um serio acidente, desafiando o perigo com muita ousadia, correndo riscos de danos físicos irreparáveis.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *