quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Saúde de Timóteo promove a capacitação de seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

“Reflexão sobre a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS): Desafios e perspectivas no contexto atual e promoção da cultura da paz” é o tema da palestra que será realizada no próximo dia 15 de julho, de 13h30 às 16h30.

TIMÓTEO – A atividade está programada para acontecer no auditório da Prefeitura de Timóteo e será conduzida pela assistente social Vandeli Francisca de Freitas e pela fonoaudióloga Thaís Silva Viana, ambas servidoras públicas integrantes do Serviço de Atendimento Domiciliar do município. A promoção do evento é da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida.

A palestra faz parte de uma iniciativa de educação continuada proposta pela Política Estadual de Promoção à Saúde (Poeps), que estimula “a adoção de práticas sociais e de saúde, a valorização de saberes populares e tradicionais, além da atuação na formação e educação permanente em saúde, alimentação saudável e sustentável, práticas corporais e atividades físicas”.

Dentre as atribuições dos ACS´s está o desenvolvimento, junto à comunidade, de atividades coletivas de educação e promoção da Saúde com o objetivo de reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais.

A capacitação pretende fazer uma abordagem do trabalho realizado pelos agentes antes, durante e após a pandemia da Covid-19, que transformou completamente a interação com a população atendida. Também está prevista a troca de experiências por meio de relatos sobre o dia a dia destes profissionais, bem como, suas perspectivas e sugestões para resignificar e qualificar a atuação junto à comunidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *