quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Rigor sanitário na volta às aulas em Ipatinga, é demonstrado na escola do Limoeiro

Ipatinga – Ipatinga está se preparando para executar com padrões de excelência as atividades presenciais na rede de ensino da cidade, colocando em prática antes, durante e após as aulas uma série de cuidados em relação à pandemia de covid-19 neste início do ano letivo de 2021. Na manhã desta sexta-feira (5), para exemplificar como serão as principais medidas de proteção à comunidade escolar, a Secretaria de Educação promoveu uma simulação na Escola Municipal João Reis de Sousa, no bairro Limoeiro, com a participação de um grupo de 15 alunos.

Na ocasião, os estudantes e uma série de outros envolvidos no processo educacional puderam exercitar o cumprimento dos protocolos sanitários que serão adotados como rotina para garantir maior segurança a todos durante a frequência aos educandários.

O modelo é o mesmo que deverá ser adotado em todos estabelecimentos da rede municipal. Foram disponibilizados ‘dispensers’ de álcool em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes. Há, ainda, profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída da escola. Assim como os estudantes, os professores devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Para a hora do lanche, foi montado um biombo de madeira e acrílico, a fim de proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos.

Logo após a simulação, foi concedida uma coletiva à imprensa na sala de reuniões da Prefeitura de Ipatinga, com a presença do prefeito Gustavo Nunes; dos secretários de Educação, Sérgio Mendes, e de Governo, Roberto Soares; do procurador adjunto do município, Breno Inácio, e da secretária adjunta de Saúde, Glennia Geane de Souza Louback.

Depois de resumirem como foi planejada a volta às aulas, o chefe do Executivo e o secretário de Educação responderam uma bateria de perguntas dos repórteres, esclarecendo dúvidas. O prefeito destacou que “o diálogo, a tônica que rege a atual administração, seguirá presente também no assunto volta às aulas, com espaço para ponderações de toda a comunidade escolar e aperfeiçoamento constante do modelo adotado para garantir o melhor padrão de segurança e bem-estar à coletividade”.

“Como já foi dito pelo nosso secretário de Educação, Sérgio Mendes, reforçamos que nossa política sempre será de portas abertas e o diálogo sempre prevalecerá”, reforçou o prefeito. “O que podemos dizer é que essa nova cultura adotada com relação à Educação e que será seguida em Ipatinga veio para ficar. Nosso objetivo é sempre avançar”, concluiu.

Abertura do ano letivo

Com uma participação bastante significativa, aconteceu na tarde de quinta-feira (4) e na manhã desta sexta (5), a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino de Ipatinga. Por meio da plataforma YouTube (www.youtube.com.br/educacaoipatinga), o evento on-line promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) consistiu em duas palestras com a mestre em Ciências Sociais, escritora, professora e pedagoga Dagmá Brandão, assistida por mais de 2.000 profissionais. O prefeito fez a abertura oficial, momento em que agradeceu a todos os profissionais da área e reafirmou que Educação é uma prioridade de seu governo.

A adesão foi considerada muito boa pelos organizadores. “Tivemos nesses dois dias um grande encontro com os professores da rede municipal e outros servidores da comunidade escolar. É um momento importante, que serviu para dar as boas-vindas aos nossos profissionais. As centenas de servidores que entraram em conexão sinalizam uma resposta positiva a todo esforço que tem sido empreendido pelo governo para atender a comunidade dentro dos melhores padrões, com compromisso e segurança. Estamos de portas abertas para construir um novo momento para a educação do município, e isso só é possível com diálogo e entendimento”, destacou o secretário de Educação, Sérgio Mendes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *