terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesEducação

III Conferência Municipal de Educação de Timóteo debate as políticas públicas em defesa da educação

TIMÓTEO – Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” foi aberta na manhã desta quarta-feira (15) a III Conferência Municipal de Educação de Timóteo. O objetivo do encontro foi o de debater e criar propostas para as políticas públicas em defesa da educação de qualidade no âmbito municipal, estadual e nacional.  A conferência, que é uma promoção da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do Conselho Municipal de Educação, foi realizada na Faculdade Única, no bairro Olaria.

A conferência municipal é a primeira fase dos debates que elegerão delegados para participar da etapa territorial agendada para fevereiro em Caratinga.  O evento desta quarta-feira em Timóteo contou com a participação de diretores, vice-diretores, professores e alunos das redes pública e particular de ensino, além de membros da sociedade civil. A abertura foi feita pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Educação José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa.

O prefeito Douglas participou da abertura do evento

Em seu pronunciamento o prefeito Douglas reforçou a importância da Conferência e anunciou uma série de ações para a área de educação a partir do início de 2022. O prefeito adiantou a publicação de um decreto no começo do ano letivo para atualizar novamente o piso salarial dos profissionais da Educação. Também está previsto a envio de um projeto para a Câmara, no mês de fevereiro, melhorando a remuneração dos diretores.

O ano de 2022,  conforme antecipou Douglas Willkys, será marcado também pela entrega de kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino; pela conclusão e entrega para a comunidade de uma creche e uma nova escola no Bairro Macuco; implantação do diário eletrônico; reforma do prédio onde o CREIA funciona;  construção do galpão do Senai que vai ampliar a capacidade de alunos. Também está em fase final de documentação a permuta de um lote do Município com um terreno particular no Macuco para a construção de uma quadra poliesportiva para atender a comunidade escolar daquele bairro. “Fico feliz em compartilhar com vocês essas ações que já estão programadas para serem efetivadas em 2022”, citou o prefeito.

Já o secretário de Educação Professor Vespa , por sua vez, lembrou em sua intervenção que o encontro municipal é a primeira etapa das Conferências Estadual – agendada para o mês de Março em BH, e Nacional prevista para o mês de Novembro no Rio Grande do Norte .  “É importante dizer que estamos buscando a qualidade a partir de uma discussão democrática que a conferência proporciona; discussão essa que irá melhorar ainda mais a educação trazendo esperança para o futuro”, pontuou Professor Vespa.

A III Conferência Municipal de Educação de Timóteo contou ainda com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Elisângela Cristina Oliveira; e da superintendente regional de ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais. Após a abertura solene da conferência foi realizada uma palestra pela doutora e mestre em Educação, Ana Marta Aparecida de Souza Inês, além de uma apresentação artística e cultural dos alunos da Escola Municipal Virgínia de Souza Reis.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *