sexta-feira, maio 3, 2024
CidadesDestaques

Vídeo mostra a qualidade da água fornecida pela Copasa no Recanto Verde, em Timóteo

TIMÓTEO Reclamar da qualidade da água fornecida pela Copasa virou rotina por parte dos consumidores. Desta vez, moradores da cidade de Timóteo, especificamente do bairro Recanto Verde, na Regional Leste da cidade,  reclamam da qualidade da água fornecida pela Copasa. Eles afirmam que a água tem chegado às torneiras com a coloração escura, com barro, diversos outros resíduos e com cheiro de esgoto.

Nesta quarta-feira (22) um morador da Rua da Caixa D’água, na Regional, ao abrir a caixa d’água foi surpreendido com um lamaçal preto nas bordas e no fundo do recipiente. O cheiro era de esgoto. O mesmo problema tem sido registrado em diversos bairros da cidade.

A lavadeira Marilda Souza trabalha no Centro Norte e afirma não poder entregar as roupas dos clientes devido à má qualidade da água que chega ao estabelecimento. “Estou desesperada. A roupa sai suja. A água sai da cor de café há meses e ninguém faz nada”, lamenta a moradora.

Marcos Oliveira é outro morador que questiona a potabilidade da água. Marcos está residente no bairro Limoeiro, mas afirma que no bairro Alphaville onde residiu anteriormente, a situação  era a mesma. “Como uma água desta pode ser potável? Isso não pode ficar assim”, questionou.

Coceira

O Rafael Silva contou ao JBN que em sua residência se gasta potes e potes de creme para hidratar a pele das crianças após o banho, porque elas reclamam de coceira. Rafael que trabalha em um laboratório de uma grande siderúrgica no Vale do Aço recomenda que, “devido à baixa qualidade”, a água não é recomendada para banhos de recém-nascidos e idosos. “Nem enxoval dos bebês pode ser lavado com esta água. É uma água com barro. Quando colocada em um recipiente, o barro acumula no fundo. Tem muitos resíduos nesta água. A população quer saber a causa desta  turbidez na água fornecida para a Regional Leste”, assevera o morador, ressaltando que  o temor maior é de que algum dos poços da empresa tenha dado infiltração e a população esteja recebendo água com esgoto.

O JBN não conseguiu contato com a Copasa no último dia 22. Nesta sexta-feira, dia 24, às 7h26, a empresa enviou nota ao jornal explicando a situação.

NOTA DA COPASA

A Copasa informa que técnicos estiveram, na manhã de quinta-feira (23/12), na residência localizada na Rua Casuarina, número 50, no bairro Recanto Verde, em Timóteo, para realizar uma coleta da água.

Após a análise feita e nada constatado, a Companhia reforça que a água distribuída está dentro dos padrões legais, obedecendo às determinações do Ministério da Saúde. Além disso, a Copasa ressalta que a água distribuída em Timóteo e em todas as cidades onde a Companhia opera, é submetida a um rigoroso processo de controle de qualidade.

A Copasa pontua, ainda, que os moradores devem realizar a limpeza das caixas d’água, conforme orientações disponibilizadas no site da Companhia, que podem ser acessadas pelo link: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/agua-de-qualidade/limpeza-da-caixa-dagua/limpeza-de-caixa-dagua.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *