sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolítica

Vereadores de Timóteo deram uma canseira no povo antes da votação do novo Código Tributário

Votaram favoráveis os vereadores Luiz Perdigão, Thiago Torres, José Fernando, Pastora Sônia, Wladimir Careca, Reygler Max, Adriano Alvarenga, Brinnel Tozatti e Beto do Estofamento. Foram contrários ao projeto, os vereadores Professor Ronaldo, Fabiano Ferreirah, Nelinho Ribeiro, Geraldo Gualberto e Vinícius Bim. O vereador Raimundinho não registrou presença – Foto PCReis/JBN

TIMÓTEO – Convidada pelas redes sociais a comparecer na Câmara de Timóteo para acompanhar a votação do  substitutivo n° 01 do projeto de lei complementar nº 01/2021, que atualiza a legislação tributária do município de Timóteo, nesta quinta-feira (21), em sessão Ordinária, a população atendeu ao chamado, mas tomou um verdadeiro e doído chá de cadeira. O principal projeto de uma pauta de 34 matérias – do Código Tributário, levou nada mais nada menos do que quatro horas e meia para ser votado.

Os trabalhos iniciados por volta das 14h não ganhou celeridade, porque alguns vereadores não abriram mão de  expedientes tais como: apresentação de uma infinidade de requerimentos, indicações. Ainda, quatro parlamentares usaram a tribuna da casa pelo prazo de 40 min. Faltou bom senso por parte dos edis, que poderiam simplificar para evitar tanta canseira. A sessão terminou 19h30.

Depois de muita conversa, atropelos ao Regimento da Casa de Leis, suspensão dos trabalhos e ajustes na redação do parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara, finalmente por uma votação nominal e apertada, a matéria passou pela primeira votação por um placar de 9 x 5 votos. O texto segue para segunda votação nesta sexta-feira (22).

O presidente Luiz Perdigão, para agilizar a tramitação do projeto em segunda votação, convocou sessão extraordinária para essa sexta-feira, a partir das 15h – Foto PCReis/JBN

O projeto original encaminhado pelo Executivo recebeu diversas emendas na Câmara, principalmente com relação ao percentual de alíquotas. Desta forma, ficou acordado com a Administração Municipal o envio do substitutivo, já com a incorporação das propostas dos vereadores.

Conforme destacou o relator da matéria, vereador Brinnel Tozzati, dentre as modificações constantes no substitutivo, está a alteração da planta de valores dos imóveis limitada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), a redução da alíquota do IPTU para imóveis residenciais e comerciais e a manutenção da atual alíquota do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) em 2% (a proposta original foi de 4%).

Antes da votação em Plenário, a matéria foi discutida com a população, inclusive com a realização de uma audiência pública. Os vereadores também participaram de uma reunião com Walmir Lage, da empresa Lage & Lage, contratada por cerca de R$ 120 mil para prestar consultoria na gestão tributária e revisão da legislação tributária no município. Vale ressaltar que o projeto do novo Código Tributário deverá receber para a sua adequação, nesta sexta-feira, mais de 40 emendas de autoria dos vereadores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *