terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaquesMeio Ambiente

Vereador Luiz Perdigão consegue verba e projeto para revitalizar a Biquinha em Timóteo

O Projeto é do escritório Empreendimentos – ARAÚJO PENNA.  Reprodução JBN

TIMÓTEO – Com Decreto de Tombamento Histórico nº 1.285, de 22/04/1988, a histórica Biquinha, será totalmente revitalizada.  A biquinha está na Rua José Moreira Bowen, mas conhecida como “rua da biquinha”, o que comprova como o bem é uma forte referência para a comunidade.

Conforme informou o Secretário Municipal de Planejamento da Prefeitura de Timóteo, Thales Lúcio Andrade Castro, essa obra será executada através de recursos captados pelo presidente da Câmara, vereador  Luiz Perdigão (PSB), valor de R$ 100 mil reais, através de emenda parlamentar, junto à deputada Rosângela Reis. O secretário informou, portanto, que a prefeitura já está preparando o processo licitatório para que a obra seja iniciada.

Luiz Perdigão é o presidente da Câmara de Timóteo – Foto PCReis/JBN

Luiz Perdigão, contou a reportagem do JBN, que o projeto Arquitetônico está pronto a seu pedido, através do escritório Empreendimentos – ARAÚJO PENNA. “A proposta de revitalização da Biquinha, que depois de tudo pronto, poderá ser denominada de Praça da Biquinha, devido à exuberância do projeto. O escritório Empreendimentos ARAÚJO PENNA fez a doação deste maravilhoso projeto, que com certeza veio para valorizar a importância cultural deste  ‘olho d’água’ para a cidade de Timóteo”, disse emocionado o vereador, revelando que quando criança brincava e tomava banho na água que jorra até hoje.

O Projeto Arquitetônico da nova Biquinha consta de uma estrutura moderna com paisagismo, quiosque, mesas, iluminação e um chafariz lindíssimo. Além destes atrativos, o projeto ainda apresenta uma contenção de encostas, para que o espaço revitalizado não seja invadido por lama e enxurrada.

Dona Maria do Senhor Dico é a vizinha da Biquinha – Foto PCReis/JBN

A vizinha mais próxima da Biquinha é a dona Maria do senhor Dico. Ela conta com orgulho a luta do ‘olho d’água’ para se manter perene. Ela revela que a Biquinha era um bicão, ou melhor, duas bicas grandes d´água, uma pequena cachoeira que nascia no meio das pedras.

O terreno da biquinha pertenceu primeiramente ao Sr. José Adão. A rua de acesso a biquinha era cheia de barracos e casas que surgiram como posse. Pelo que se tem noticia o lugar começou a ser ocupado a partir de 1900. Os primeiros moradores da redondeza foram Raimundo Claudino, Tonico Lunga, Antônio Claudino, José Emídio e Manoel Mariano (vulgo Manoel Bentinho).
Nesse período não havia abastecimento de água encanada nas casas, logo as pessoas iam até a biquinha buscar água para uso doméstico.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *