quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Unidades de Saúde de Fabriciano promovem campanha Agosto Dourado para incentivar o aleitamento materno

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza a campanha Agosto Dourado, dedicada ao incentivo ao aleitamento materno. Durante todo o mês, acontecerão atividades nas unidades básicas de saúde (UBSs) da rede municipal. A programação inclui uma semana de palestras, teatros, minicursos e distribuição de material impresso para auxiliar as mamães sobre como amamentar os bebês, os desafios do aleitamento e os benefícios para a saúde da criança.

A campanha tem como alvo as lactantes e gestantes, mas outros membros da família também podem participar. “O aleitamento materno é uma garantia de saúde e sobrevivência para os bebês. Ele protege de várias doenças, inclusive casos de alergias, por isso é tão importante”, afirma Gleice de Freitas Guerra, referência técnica do programa Saúde da Mulher de Coronel Fabriciano.

O leite materno é o primeiro e mais importante alimento para os bebês. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o bebê que se alimenta com o leite da mãe não precisa de complementos alimentares, como chás, sucos ou água. É recomendável a amamentação no mínimo até o sexto mês de vida. Após este período, a alimentação deve ser complementada, mas pode ser mantida até 2 anos de idade.

Além de aumentar o vínculo do bebê com a mãe, a amamentação fortalece o sistema imunológico do bebê e garante nutrição completa. Durante a programação da campanha Agosto Dourado, mães com dificuldades para amamentar seus filhos receberão dicas e orientações sobre estímulos e práticas que podem facilitar a produção do leite.

Por toda a sua importância, o leite materno é considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o UNICEF, em todo o mundo, seis milhões de crianças são salvas por ano graças ao aleitamento materno. As pessoas interessadas em participar das atividades devem procurar a UBS de referência.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *