sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

UBS de Cachoeira do Vale orienta trabalhadores sobre “Novembro Azul”

Cerca de 60 operários receberam informações e tiraram dúvidas sobre a saúde do homem

TIMÓTEO – A Unidade Básica de Saúde de Cachoeira do Vale promoveu uma roda de conversa” sobre saúde do homem  com a participação de cerca de 60 trabalhadores  do setor de usinagem. O evento foi realizado no pátio da empresa Metal Nobre nesta segunda-feira (22), pela manhã.  A roda de conversa integra a programação da campanha “Novembro Azul” da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, coordenada pela Gerência de Atenção Primária.

O gerente de produção da empresa, Luciano Carlos, elogiou a iniciativa da equipe de saúde. “Os funcionários ficaram muito satisfeitos com os esclarecimentos prestados sobre o tema”, sinalizou. A abordagem contemplou os cuidados para a prevenção do câncer de próstata, importância da atividade física e alimentação saudável e a oferta de serviços pela rede municipal de saúde,  inclusive os testes rápidos para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. “Consideramos a atividade muito proveitosa em função do número de usuários atendidos e pela participação ativa”, destacou a gerente das UBS de Cachoeira do Vale e Petrópolis, Jakcilaine Silva, citando a importância das empresas se preocuparem com a saúde dos trabalhadores.

Durante a roda de conversa, a técnica em enfermagem Cláudia Meire destacou a necessidade dos homens terem cuidados com o seu corpo e sua saúde mental. “Aproveitamos o espaço para falarmos sobre qualidade de vida, alimentação e atividade física, ressaltando os cuidados para evitar o câncer de próstata e a importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce, fundamental para obtenção de resultados satisfatórios no tratamento”, salientou Meire. Por sua vez, o psicólogo Luiz Augusto de França falou a respeito dos tabus e medos  que cercam a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a realização dos exames preventivos. A campanha deste ano tem como um dos slogans a frase; “Deixe o tabu de lado, um toque para a prevenção!”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *