quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo continua vacinando idosos acima de 90 anos, mas alerta sobre “fake news” da vacinação

Nesta quarta-feira, os agentes de Saúde estão no bairro Olaria dando continuidade à vacinação do grupo prioritário a partir dos 90 anos – Foto João Paulo Reis

Timóteo – O município de Timóteo tem executado rigidamente o Programa Nacional de Imunização contra o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida segue as determinações do Ministério da Saúde em relação à vacinação prioritária dos grupos considerados de maior risco na Fase 1: profissionais da linha de frente de combate à pandemia, pessoas idosas residentes em instituição de longa permanência, demais trabalhadores da saúde, idosos com 90 anos ou mais e pessoas maiores de 18 anos que se encontram acamadas com deficiência permanente grave.

Atualmente, as equipes de Saúde da Família estão realizando a vacinação domiciliar das pessoas idosas com 90 anos ou mais. Não existe previsão para o término da Fase 1 e início das próximas fases. A vacinação dos demais grupos prioritários distribuídos em mais três fases (2,3 e 4) e da população em geral ocorrerá de forma gradativa, dependendo da disponibilização das doses da vacina pelo governo de Minas.

Os procedimentos relacionados à campanha de vacinação contra a Covid-19 são amplamente divulgados nas mídias sociais da Prefeitura de Timóteo e na imprensa regional. Nos últimos dias, tem circulado nas mídias digitais informações falsas a respeito da existência de calendários de vacinação que abrangeriam a população em geral. Os chamados “fake News” da vacinação contra a Covid-19 causam transtornos para a comunidade, criando falsas expectativas, decepções e ansiedade, principalmente entre a população idosa e as pessoas que possuem comorbidades.

A Secretaria de Saúde solicita aos moradores de Timóteo para ficarem alertas quando receberem notícias em grupos de troca de mensagens ou por plataformas digitais sobre vacinação contra o coronavírus, buscando não compartilhar sem antes checar a veracidade das informações. As pessoas podem se informar junto aos canais oficiais da Prefeitura de Timóteo ou através do Centro de Referência à Covid-19, 38478595. Os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Timóteo são: site – www.timoteo.mg.gov.br ; facebook – Prefeitura de Timoteo; instagran – @prefeituratimoteo; Youtube – /municipiodetimoteo; whatsapp  (31) 994990084.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *