domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Servidores de Timóteo tiveram primeira reunião do Programa Antitabagismo

TIMÓTEO – Servidores da Prefeitura de Timóteo participaram da primeira reunião do Programa Antibagismo, nesta terça-feira, às 13h30, nas dependências da Unidade de Saúde do bairro Quitandinha. O encontro foi monitorado pelo médico Wellington de Oliveira, pela enfermeira Beatriz Mendes Nonato, ambos do programa Estratégia Saúde da Família e pela psicóloga Ana Paula Cota dos Santos da Gerência de Saúde Laboral do Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho.

Os servidores que se cadastraram para participar do programa, puderam compreender neste primeiro contato o quanto estão dependentes do cigarro, respondendo a perguntas contidas na cartilha do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA). O objetivo do manual do participante é mostrar como o cigarro afeta a saúde dos fumantes e como é possível parar de fumar sem mistérios.

De acordo com a médico Wellington de Oliveira, os participantes aprenderam a indentificar se estão dependentes da nicotina contida nos cigarros ou se a dependência é psicológica, serve de instrumento para lidar com as situações de estresse. “É importante que o  próprio fumante identifique quais aspectos do tabagismo é o obstáculo mais didícil para fazê-lo abandonar o cigarro”, comentou o médico.

O servidor José Cosme de Oliveira, manifestou o desejo de abandonar o vício que começou na juventude. “Já tinha a intenção de parar de fumar antes. A idade é um fator que pesou na decisão de aderir ao Programa Antitabagismo”, contou.

É importante ressaltar que o monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro causa efeitos danosos ao organismo, privando o coração do oxigênio necessário ao seu funcionamento e causando infarto do miocárdio. A nicotina, substância que causa a dependência, diminui o calibre dos vasos sanguíneos, o que dificulta a circulação de sangue pelo corpo. E ainda o alcatrão, que provoca vários tipos de câncer.

As reuniões acontecerão de novembro de 2021 até o mês de abril de 2022, totalizando 12 sessões monitoradas por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e educador físico para estabelecer um programa de exercícios.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *