quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Secretário de Saúde de Timóteo faz balanço positivo dos primeiros dias da vacinação de idosos

Dona Raimunda, 102 anos, foi vacinada no bairro Novo Tempo

Timóteo – O secretário municipal de Saúde Eduardo Morais, destacou nesta quinta-feira (11) durante entrevista ao JBN, o balanço considerado positivo dos primeiros dias dedicados à vacinação dos idosos. A Prefeitura Municipal de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta quarta-feira (10), a vacinação contra a Covid-19 de pessoas idosas a partir de 90 anos e residentes em Timóteo.

Com cerca de 100 idosos já vacinados nas próprias residências, a secretaria de Saúde destaca que o município possui  1.800 idosos acima de 90 anos, segundo dados do IBGE, que serão imunizados com a primeira dose da vacina.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais, acompanhou a vacinação de Dona Raimunda

Eduardo Morais garantiu ao JBN, que a cobertura do público de cada fase será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas encaminhadas pelo Estado de Minas Gerais. Após a vacinação dos grupos prioritários da primeira fase, a Secretaria de Saúde vai elaborar os procedimentos para a execução da segunda fase. Até o momento, o município recebeu 3.804 doses e 1.449 profissionais da saúde já foram  vacinados com a primeira dose e 279 com a segunda.

Outro dado importante mencionado pelo secretário Eduardo Morais, e o de que a cidade de Timóteo contabiliza 13 mil idosos com idade acima de 60 anos. Segundo ele, nos próximos dias de forma escalonada a vacinação estará atingindo o grupo prioritário a partir dos 80 anos.

A dona Leopoldina , 107 anos, foi vacinada no bairro Bandeirantes.

“A preocupação do município é o de está vacinando os grupos prioritários no menor tempo possível, a partir da liberação das doses pelo Ministério da Saúde”, esclarece o secretário, lembrando que as vacinas não substituem  as medidas protetivas. “Mesmo vacinadas, as pessoas não podem deixar de lado o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel”, lembrou.

Outra informação importante deixada pelo secretário, é de que a vacinação abrangerá os diversos grupos prioritários, porém não há previsão para o início das demais fases, pois dependerá da remessa de vacinas por parte do Estado. A Secretaria de Saúde garante que todos os grupos prioritários serão contemplados de acordo com cada fase, sendo que a cobertura vacinal está condicionada a disponibilidade das vacinas.

“O governo do Estado e o Ministério da Saúde  estão sendo parceiros de primeiríssima linha do município de Timóteo no que se refere à distribuição das doses da vacina. Não posso deixar de mencionar a importância do Sistema Único de Saúde durante todo o processo de tratamento e imunização do cidadão Timotense. Também não posso deixar de mencionar o empenho e a dedicação das nossas equipes de saúde no processo de imunização”, agradeceu o secretário.

SODALÍCIO

Outro ponto positivo destacado pelo secretário foi à imunização dos internos do Sodalício Tio Questor. Eduardo Morais comemora muito a possibilidade do município já poder oferecer a 2ª dose da vacina aos internos do Sodalício. “A minha alegria e do prefeito Douglas Willkys é o de saber que o processo de imunização está chegando até a nossa população”, diz, informando que o idoso deverá aguardar em sua residência que uma equipe itinerante da saúde irá vaciná-lo. “Em função da pandemia, queremos evitar o deslocamento até as unidades de saúde”, salienta Eduardo Morais. O horário de vacinação itinerante será de 8h às 11h e de 13h às 17h, de segunda à sexta-feira”.

Fases 1,2,3 e 4

O secretário de Saúde informou ainda, que atualmente a Secretaria Municipal de Saúde está executando a Fase 1 da  campanha de vacinação, que abrange os seguintes segmentos (pela ordem): Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituição de longa permanência (Sodalício Tio Questor); profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à Covid 19;  demais trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde; idosos de 90 anos ou mais; e pessoas maiores de 18 anos que se encontram acamadas com deficiência permanente grave.

A Fase 2 compreenderá a vacinação de idosos e trabalhadores da Educação, nesta sequência: pessoas de 80 a 89 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 59 anos; de 60 a 64 anos; e trabalhadores da Educação. A Fase 3 atenderá as pessoas com 18 a 59 anos que possuam uma ou mais comorbidades.

Na Fase 4, serão atendidas as pessoas de 18 a 59 anos que se enquadram nos seguintes critérios: pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; trabalhadores de transporte: coletivo; metroviários, ferroviários, aéreo, aquaviário; caminhoneiros, portuários e trabalhadores industriais.

Alerta sobre tentativa de golpe

Na oportunidade, o secretário Eduardo Morais alertou que as visitas das equipes de vacinação contra a Covid-19 são agendadas via ligação telefônica, após a realização do cadastro. As equipes de vacinação já estão em campo.

A Prefeitura alerta que os moradores não devem abrir a porta ou receber nenhuma pessoa que diga ser da Prefeitura, sem o horário estar marcado e sem as devidas identificações.

Mensagens com um cronograma de datas e idades de pessoas a serem vacinadas que estão circulando pelas redes sociais são falsas. Qualquer informação sobre a campanha em Timóteo pode ser acessada no portal da Prefeitura.

A Prefeitura não envia códigos para celulares solicitando confirmação ou senhas de qualquer natureza.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *