sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Timóteo faz serenata para pessoas com Alzheimer, alusão ao Fevereiro Roxo

Foto João Paulo Reis

Timóteo – Música, carinho e emoção serão as principais marcas desta quinta e sexta-feira desta semana (18 e 19) dentro da programação da Campanha Fevereiro Roxo em Timóteo. A campanha visa a conscientização sobre a doença do Mal de Alzheimer. De forma inédita e criativa, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Gerência de Atenção Especializada, promoveu uma Serenata diurna visitando os pacientes acometidos pela doença que são atendidos na rede municipal de saúde.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, neurológica e se apresenta com perda progressiva da memória. Quanto mais cedo o diagnóstico maiores as chances de resposta positiva ao tratamento dos sintomas. Além da Serenata, o Fevereiro Roxo foi lembrado nas Unidades Básicas de Saúde com decorações e cartazes alusivos ao tema e divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Timóteo.

A homenagem musical percorreu os domicílios de usuários dos bairros Ana Rita, São José, Primavera, João XXIII, Quitandinha, Eldorado e Novo Tempo nesta quinta pela manhã. Na sexta, serão homenageados pacientes dos bairros Centro Sul, Cachoeira do Vale, Recanto Verde, Limoeiro e Alphaville.

A Serenata está sendo realizada por integrantes das equipes de Saúde da Família do município, com a participação da violonista Ana Júlia. Os usuários receberam flores produzidas artesanalmente nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). De acordo com Thamara de Souza Campos Assis, gerente da Atenção Especializada, a atividade objetivou promover uma maior interação entre as equipes de saúde e os familiares dos pacientes e conscientizar à comunidade em geral sobre a doença e seu tratamento.

“É uma homenagem simples, a entrega de uma flor e o canto que leva alegria aos pacientes. Esse gesto demonstra que o lazer, a diversão tem reflexos na qualidade pessoa com Alzheimer”, afirma Thamara Assis, acrescentando que as equipes de Saúde da Família e as UBS pretendem promover ações de saúde com temas específicos ao longo deste ano.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *