terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesSaúde

“Roda de Conversa” na UBS do Timotinho sobre “Outubro Rosa”

TIMÓTEO – O Centro de Especialidades Raimundo Alves de Carvalho, localizado no bairro Timotinho, promoveu uma “Roda de Conversa” relacionada à campanha do “Outubro Rosa”, mês de prevenção aos cânceres de mama, colo de útero e ovário. A atividade foi realizada pela equipe de Saúde da Família em parceria com o projeto Academia da Saúde e os psicólogos o programa Saúde Mental Infantil. A ação integra a programação da campanha promovida pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (13) pela manhã,  no espaço da Academia da Saúde  (anexo ao prédio da UBS),  com a participação de usuários que praticam atividades físicas no projeto e também usuários da unidade. O tema da “Roda de conversa” foi: Todos na luta contra o câncer  e a importância do apoio do psicólogo nesse processo”.  A intervenção contou com a mediação da enfermeira  Vilma Viega e a participação dos psicólogos Aline Vieira, Cristiane Queiróz e Gleyson Teixeira e da educadora fisica Fabiana Kelly.

A atividade iniciou com declamações  de poemas sobre o autocuidado, seguida  da realização de atividades coordenadas pela educadora física  Fabiana Kelly, reforçando a importância da saúde física como complemento dos cuidados com o tema em questão. Logo após, a enfermeira Vilma Viega trouxe informações e esclareceu duvidas sobre o câncer de mama, de útero e ovário, expondo também o fluxo de atendimento para preventivos e mamografias com as enfermeira do programa Estratégia de Saúde da Família.

Os psicólogos falaram sobre o autocuidado e os impactos emocionais, destacando ainda a importância da saúde mental, de se estar bem consigo mesmo como forma  de prevenção. Os profissionais abordaram sobre a ressignificaçao da vida após a descoberta do câncer, o processo de tratamento, a adaptação ao novo, a sexualidade da mulher e seu corpo e a importância  do apoio da família e amigos.

A “Roda de Conversa” encerrou-se com reflexões sobre o amor presente e quando ele é a saudade de alguém que partiu, além de ressaltar a importância de um assunto tão sério e delicado ser  propagado pelos participantes aos seus amigos e familiares.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *