quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Projeto Olhar no Autismo já atende mais de 40 crianças

SANTANA DO PARAÍSO – Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Santana do Paraíso está ampliando e aprimorando as ações do projeto Olhar no Autismo, cujo objetivo é valorizar a participação dos pais, familiares e da comunidade no acompanhamento das crianças com suspeita ou já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atualmente, o projeto Olhar no Autismo já tem mais de 40 crianças atendidas e está caminhando para acolher ainda mais famílias. Os atendimentos presenciais estão cumprindo as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias, em razão da pandemia da Covid-19.

A fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Santana do Paraíso, Stephanie Martins, ressalta que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento, marcado pela inaptidão na interação social e dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos. De acordo com a especialista, a pessoa autista possui um padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Além disso, há graus de severidade e características distintas para cada indivíduo.

Conforme Stephanie Martins, o Olhar no Autismo tem sido essencial para aprimorar o desenvolvimento das crianças atendidas pelo projeto. “Sabe-se que há uma grande incidência de casos de crianças com o transtorno na cidade de Santana do Paraíso, o que cria, dessa forma, a necessidade de um acolhimento integral e humanizado das famílias dessas crianças, além da oferta de um tratamento multiprofissional adequado. Também valoriza-se o papel da escola no desenvolvimento educacional de qualidade para esse público. Esse tem sido o nosso compromisso por meio do projeto Olhar no Autismo”, pontua a fonoaudióloga, lembrando que a data de 2 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *