sábado, abril 20, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Programa Lixão Zero vai beneficiar mais de 300 cidades mineiras com o tratamento dos resíduos sólidos

O senador Carlos Viana (PSD-MG), é um dos responsáveis em levar e ampliar o programa Lixão Zero em Minas Gerais.

REDAÇÃO – O tratamento correto dos resíduos sólidos e o fim dos lixões estão virando realidade em Minas Gerais. Mais de 300 cidades mineiras já serão beneficiadas nesta primeira etapa do programa, do Governo Federal, chamado Lixão Zero. “Estas são as primeiras cidades. Em breve outras serão atendidas. Nesta etapa há municípios de oito regiões do nosso Estado. É uma grande notícia. É um dos passos mais importantes para o fim dos lixões e as cenas tristes de crianças e famílias sobrevivendo em péssimas condições”, disse o senador Carlos Viana (PSD-MG), um dos responsáveis em levar e ampliar o programa Lixão Zero em Minas Gerais.

Com a entrada no programa, os 18 consórcios contemplados que abrangem os municípios (Veja aqui) poderão construir Usinas de Tratamento e Compostagem (UTC) e criar mecanismos e ações para coletar e destinar de forma correta os resíduos sólidos, por meio da reciclagem e recuperação de materiais. “Sabemos que isso não significa apenas redução de danos ao meio ambiente, estamos falando de saúde pública, já que a disposição inadequada de resíduos acarreta uma série de problemas. Além disso, o tratamento correto do lixo significa movimentação econômica e geração de empregos. Tudo isso contribui de forma muito expressiva para o nosso estado”, afirmou o senador Viana.

A expectativa é de que a apresentação dos documentos pelos consórcios seja finalizada e completa para que os valores possam ser liberados após a aprovação das propostas. Ao todo, o programa Lixão Zero disponibilizará cerca de R$ 100 milhões para a execução. O dinheiro usado é de multas de empresas por danos ambientais. A expectativa é que mais de 400 cidades mineiras sejam atendidas.

Lixão Zero em Minas Gerais

A ampliação do Programa Lixão Zero em Minas Gerais teve iniciativa após o senador Carlos Viana apresentar ao Ministério do Meio Ambiente o trabalho do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). O Consórcio desenvolve o Projeto “Norte de Minas Sem Lixão”, onde vários municípios se utilizam de Usinas de Triagem e Compostagem (UTC) para manusear de forma correta o lixo e fazer o tratamento adequado.

“O trabalho do Consórcio que levamos ao ex-ministro Ricardo Salles fez com que fosse viável a expansão destas ações para outras cidades de Minas. Outros consórcios de municípios mineiros também apresentaram os projetos que foram aceitos nesta fase do programa”, ressaltou Viana.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 100 milhões de pessoas que não têm coleta e tratamento de esgoto; 35 milhões de brasileiros sequer têm água encanada em casa e mais de 3 mil municípios no Brasil têm graves problemas de gestão dos resíduos sólidos, que nós, popularmente, chamamos de lixões. Vamos mudar essa história”, concluiu Viana.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *