terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesPolítica

Em decorrência de estragos das chuvas, Prefeitura de Timóteo pode decretar situação emergencial

Timóteo – Em decorrência dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município desde domingo, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, avalia decretar situação de emergência. A elaboração do decreto permitiria a tomada de ações de forma imediata para atuar na contingência ante  aos impactos das ocorrências.  A previsão é de que o decreto seja publicado até a próxima segunda-feira (15).

O município de Timóteo sofreu com as fortes chuvas como os da madrugada desta sexta-feira (12), que provocou danos como queda de muro de arrimo, enxurradas e a interdição parcial da Avenida Universal, no bairro Novo Tempo em função da ruptura da tubulação pela qual passa o córrego do Timotinho. De acordo com a Defesa Civil, a precipitação pluviométrica foi da ordem de cerca de 30 milímetros em cinco horas.

O maior problema foi relativo à necessidade de interdição total de trecho da Avenida Universal de aproximadamente 300 metros, cujo asfalto afundou parcialmente em função da ruptura da tubulação do bueiro celular triplo, que serve para a passagem das águas do córrego do Timotinho.  O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e o vice-prefeito, professor José Vespasiano, acompanharam pessoalmente os trabalhos da equipe da Defesa Civil, de Obras e de Planejamento, que já iniciaram os estudos para a recuperação do trecho.

O prefeito Douglas Willkys na Avenida Universal

“Esta é uma obra considerada de alta complexidade, portanto não há previsão para a liberação deste trecho da via. É importante salientar que a interdição é para todos os tipos de veículos e também para os pedestres, pois o local não apresenta condições de segurança para o tráfego. O deslocamento deverá ser realizado pela Avenida Ana Moura ou pela chamada Avenida Sanitária no Vale Verde”, frisa o coordenador da Defesa Civil, Marques Valgas.

De acordo com a Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil de Timóteo, desde domingo passado (07), a cidade contabiliza estragos decorrentes da intensificação do volume de chuvas. “Neste período chuvoso, a Defesa Civil está de prontidão para atender as eventuais ocorrências de sinistros, bem como tem feito o monitoramento diário do volume do Rio Piracicaba”, comenta o coordenador da Defesa Civil,  informando que o trabalho é realizado pela Secretaria de Obras, Serviço Urbanos, Habitação e Mobilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente.

Mais ocorrências

Também na sexta, houve necessidade de interdição parcial da Avenida Alexandre Torquetti, no bairro Alegre, para a realização da limpeza da pista que foi atingida por enxurrada. A limpeza foi concluída na parte da manhã.  No bairro Novo Tempo, houve o rompimento de um muro de arrimo na Rua Constelação, próximo a uma encosta, fazendo com que a enxurrada entrasse no imóvel. Não houve interdição da residência.

No domingo, a enxurrada invadiu um imóvel na Rua Carmem Cotta, bairro João XXIII. No Novo Tempo, houve o desabamento de uma laje que colocou em risco quatro edificações. Os imóveis foram interditados e as famílias tiveram assistência da Prefeitura. No bairro Serenata, um muro de contenção rompeu atingindo a área de serviços. Não houve necessidade de interdição.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *