quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Prefeitura de Santana do Paraíso adquire caminhão basculante para melhorar coleta seletiva

SANTANA DO PARAÍSO – A Prefeitura de Santana do Paraíso, na região metropolitana do Vale do Aço (MG), adquiriu um novo caminhão basculante, também conhecido como caminhão-caçamba. O veículo foi comprado com verba de R$ 350 mil do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos da Fundação Renova, que disponibilizou o recurso financeiro para o município.

Além de aumentar a efetividade da coleta seletiva, o veículo vai potencializar os trabalhos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santana do Paraíso (ASCAP), a fim de melhor o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.

Esse é o segundo veículo adquirido pelo município com recursos financeiros da Fundação Renova. O primeiro, comprado em 2020, foi um veículo adaptado para coleta seletiva, que facilitou o recolhimento adequado dos materiais recicláveis de Santana do Paraíso.

De acordo com Bruna Buldrini, coordenadora do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e de Destinação de Resíduos Sólidos da Fundação Renova, os investimentos feitos pelo programa visam contribuir com obras e ações de saneamento em Santana do Paraíso e outras localidades que são atendidas pelo Programa.

“A ação compensatória prevê cerca de R$ 600 milhões em recursos para ações de sistema de esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos nos 39 municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Na região do Vale do Aço, São José do Goiabal concluiu as obras de esgotamento sanitário e Córrego Novo, Ipatinga, Rio Casca e Dionísio estão com obras em andamento”, diz Bruna Buldrini.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *