sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Marliéria implanta o prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde

Marliéria – Nesta terça-feira (23) foi realizada na Sede do Município de Marliéria, a primeira capacitação para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O Treinamento foi realizado por um Técnico da Superintendência Regional de Saúde que detalhou as vantagens do funcionário do novo equipamento público. O PEC piloto já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde localizada na sede do Município.

O Prontuário Eletrônico é um sistema constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

O sistema funciona da seguinte forma: todas as informações clínicas e administrativas do paciente são coletadas e registradas em formato que permite o armazenamento online, em um sistema. Este possibilita que o registro seja distribuído entre as clínicas, hospitais e laboratórios, além de ser compartilhado com outros profissionais de saúde (equipe multidisciplinar).

As principais vantagens desse tipo de prontuário são:

  • A criação de um histórico de dados completo dos pacientes;
  • Otimização nas tomadas de decisões pela segurança e integridade das informações;
  • Consulta de dados através do acesso remoto;
  • Agilidade no fluxo de atendimento das agendas;
  • Melhor compreensão do estado clínico e sintomático.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *