quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga recupera documentos deteriorados e está institucionalizando o arquivo municipal

IPATINGA – Por meio da Secretaria de Planejamento, a Prefeitura de Ipatinga está efetuando a recuperação e a catalogação de documentos dispersos que deveriam estar armazenados em condições adequadas para consulta pública. Na nova seção do Arquivo Central, situado no bairro Jardim Panorama, já foram inventariadas aproximadamente 52 milhões de páginas.

O município contratou uma empresa especializada para a recuperação da documentação, que estava em estado precário há vários anos e espalhada por diversos espaços públicos. Entre os documentos, foram encontrados prontuários médicos, plantas de ruas e bairros, papéis relacionados a processos licitatórios e relatórios de manutenção de veículos.

Os trabalhos ainda estão sendo realizados, e o diretor do Departamento de Modernização e Estatística, Wilkerson Sarom Rodrigues, destaca que muitos arquivos se perderam. Conforme ele, ainda não é possível dimensionar a quantidade de documentos que foram danificados pelo acondicionamento indevido pelas administrações anteriores.

O secretário de Planejamento do município, Paulo George Lacerda, salienta que a atual administração entende que os arquivos públicos constituem instrumentos estratégicos de gestão e transparência e devem prestar serviços e informações aos cidadãos. “ Os documentos devem ser conservados, arquivados de maneira correta, ou seja, é preciso estabelecer medidas que estabilizem ou amenizem os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de acesso às informações por meio da organização documental”, observou.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *