sábado, abril 20, 2024
CidadesDestaques

Prefeitura de Ipatinga empossa membros da CIPA para o biênio 2021-2022

IPATINGA – Regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Ipatinga foi constituída oficialmente nesta terça-feira (22), pelo governo municipal, priorizando mais uma vez a valorização dos servidores. São 16 novos membros, que receberam posse em solenidade que aconteceu no campus avançado do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais, no bairro Veneza. Eles vão atuar no biênio 2021/2022.

Com normas regidas pelo Ministério do Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes das jornadas laborais, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Por meio dela, as necessidades de melhorias constantes nas condições de trabalho são ressaltadas.

Além dos membros que foram empossados, participaram do ato o secretário municipal de Administração, Matheus Braga; a engenheira de Segurança do Trabalho, Rayssa Telles; a gerente da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), Jéssica Ribeiro, e o diretor do Departamento de Administração e Recursos Humanos (Dearh), Elias Moreira. O servidor nomeado pelo governo para presidir a CIPA é Márcio de Salvador Arruda, profissional que atua nos quadros municipais como técnico de Segurança do Trabalho.

O secretário Matheus Braga destaca que a CIPA é uma comissão que tem também o papel importante de estreitar os laços entre os trabalhadores e o governo. “A administração municipal está de portas abertas para receber e escutar o servidor em suas demandas, de modo que o ambiente de trabalho seja o melhor possível”, ressaltou o titular da pasta.

Além do presidente (indicado pelo empregador), a CIPA é composta pelo vice-presidente (nomeado pelos representantes dos empregados, entre os seus titulares); secretário e suplente (escolhidos de comum acordo pelo representante do empregador e dos empregados).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *