quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolícia

Polícia Militar de Minas Gerais lança Operação Férias Seguras 2021 em todo Estado

Ipatinga – Nesta segunda-feira (4), a Polícia Militar lançou oficialmente no Vale do Aço, já em vigor em todo o Estado, a Operação Férias Seguras, com a finalidade de coibir práticas criminosas, em especial, os crimes contra o patrimônio em áreas residenciais.

A Operação Férias Seguras tem a finalidade de intensificar as ações de polícia ostensiva e prevenção aos crimes contra o patrimônio, dentre eles furto, roubo a transeunte e furto qualificado à residência. O período de férias, em algumas áreas, ocasiona um aumento de residências com ausência de moradores, consequentemente, a falta de vigilância adequada. Ademais, a Operação também tem como foco a execução de um policiamento preventivo para os municípios que recebem maior número de turistas nesta época do ano.

A Polícia Militar, atenta às peculiaridades do período de férias, realizará a Operação Férias Seguras, potencializando o policiamento nas áreas residenciais e prevenindo furtos. O policiamento estará também direcionado para as áreas de turismo, uma vez que mesmo com a pandemia da Covid-19, nossa região tem recebido fluxo de turistas. Contamos, ainda, com a participação da comunidade, para acionamento da Polícia Militar, por meio do telefone 190, em caso de presença de indivíduos e veículos suspeitos nas redondezas de casas e bairros.

A Operação Férias Seguras contará com o reforço do emprego diário de policiais militares que trabalham ordinariamente na Administração e será desempenhada por meio de Operações Proteja Seu Bairro e Interações Comunitárias, além de ações específicas de repressão qualificada.

DICAS

1) Antes de se ausentar da residência, confira se as portas, janelas e portões estão trancados de modo adequado e os alarmes devidamente acionados. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá evidenciar a saída de moradores. Reforce portas e janelas com fechaduras auxiliares.

2) Comunique-se com seu vizinho ou pessoa de confiança. Na sua ausência, o imóvel deve ser observado e diante da presença de qualquer pessoa ou veículo suspeito, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente para realizar abordagem. Só deixe a chave do imóvel com pessoas de absoluta confiança.

3) Evite deixar o imóvel com aparência de local vazio. Cortinas e persianas totalmente fechadas, a mesma lâmpada acesa dia e noite, acúmulo de correspondências e jornais denunciam ausência de moradores no imóvel.

4) Evite deixar escadas e outras ferramentas facilitadoras para ação de criminosos e acesso ao bem.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *