domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

Polícia Civil prende o principal fornecedor de documentos falsos em MG

REDAÇÃO – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na sexta-feira (1/10), em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem de 29 anos, suspeito de ser o principal fornecedor de documentos falsos em Minas Gerais. Com ele foram apreendidas centenas de espelhos de cédulas de identidade; Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs); Certificados de Registro de Veículos (CRVs) de todos estados da federação, comprovantes de residência, contracheques, além de vasto maquinário para produção de documentos (impressoras, celulares, papel moeda e insumo próprios para confecção de documentos) .

Nesta quinta-feira (7/10), durante entrevista coletiva realizada na Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, a PCMG repassou informações sobre a investigação e apresentou o material apreendido com o suspeito.

De acordo com o delegado Domiciano, chefe da DEPIFRVA, as investigações apontam que ele seja o maior falsário em atividade no estado de Minas Gerais, e um dos principais do país. “Conforme informações que analisamos previamente e mesmo os documentos apreendidos, ele fornece CNHs, CRVs e documentos de identidade sob encomenda para serem utilizados nos 26 Estados e no Distrito Federal, utilizados por organizações criminosas em fraudes envolvendo veículos automotores, para foragidos da justiça e, também, fraudes junto ao sistema financeiro”, afirma.

Ainda de acordo com Monteiro, a qualidade dos documentos falsificados, inclusive contando com elementos de segurança, chama a atenção e é por esse motivo que havia grande demanda por parte dos grupos criminosos. As CNHs, por exemplo, reproduzem itens de segurança como a marca d´água, tintas de variação ótica e imagens secretas, sensíveis à luz fluorescente. O QRCode direciona a um endereço na internet que reproduz sites oficiais.

O delegado Leandro Matos explica que os trabalhos começaram no início deste ano, quando a Divisão passou a investigar crimes de fraude aplicados em locadoras de veículos. “Em junho, realizamos a primeira operação, que resultou na apreensão de dez veículos adulterados avaliados em mais de R$1 milhão. Na ocasião, três indivíduos foram autuados pelo crime de receptação e adulteração de veículos automotores”, disse o delegado.

Durante o processo de investigação, a PCMG analisou a documentação envolvida nas fraudes e identificou o homem preso na última sexta-feira.

O suspeito foi autuado pela falsificação de documento público. A investigação prossegue para apurar quem são os fornecedores do material aprendido, além de elucidar completamente seu envolvimento com as organizações criminosas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *