sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Ocupação de 100% dos leitos de UTI Covid-19 em Timóteo reforça a adoção de protocolos sanitários

TIMÓTEO – A força tarefa montada pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, reforçou as ações no enfrentamento à Covid-19 no último fim de semana.  Em caráter excepcional em face do agravamento da pandemia, o Município abriu nos sábado e no domingo o Centro de Atendimento à Covid-19 que funciona no Centro de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria.

No sábado foram atendidos 165 usuários, realizadas 3 transferências de pacientes, uma visita e 6 testagens. Já no domingo foram 155 atendimentos e 3 transferências. A unidade ofereceu serviços de testagens rápidas para pacientes sintomáticos, avaliação clínica, orientação aos pacientes e encaminhamento para a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e para o Hospital e Maternidade Vital Brazil.  O serviço foi disponibilizado aos munícipes de Timóteo com um quadro clínico considerado estável ou com sintomas gripais leves.

A vacinação também avançou com a aplicação de aproximadamente quinhentas doses do imunizante.  O Município já recebeu até o momento 6.024 doses da vacina. Já foram ministradas 4.773 doses em primeira e segunda doses: 38 em idosos institucionalizados e abrigados no Sodalício Tio Questor; 2.536 doses destinadas aos trabalhadores de saúde; 618 doses aplicadas em idosos com mais de 90 anos; 559 doses no público com idade entre 85 e 89 anos; e 774 doses em pessoas com 80 a 84 anos. Outras 248 doses foram ministradas em domicílio em idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais, destacou a importância dos serviços oferecidos à população no último fim de semana e aproveitou para agradecer mais uma vez a dedicação e esforço da equipe multidisciplinar em saúde, que continua na linha de frente no combate ao coronavírus.

Ocupação de leitos

A situação de ocupação de leitos no Hospital e Maternidade Vital Brazil continua preocupante. Todos os 10 leitos de UTI Adulto Covid-19 estão com 100% de taxa de ocupação. Dos 18 leitos de enfermaria, nesta segunda-feira a ocupação era de 88,89% e os 8 leitos de UTI Adulto geral o percentual era de 75% de leitos ocupados.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *