sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolícia

MPMG ajuiza ACP por ato de improbidade administrativa contra ex-vereador de Naque que assassinou prefeito

O prefeito de Naque (MG), cidade de 6,9 mil habitantes, no Vale do Aço, Hélio Pinto de Carvalho (PSDB), de 55 anos, conhecido como Hélio da Fazendinha, foi morto a tiros em julho de 2019, pelo vereador  e comerciante no município Marcos Alves de Lima (PSDC), o “Marquinho do Depósito”.

REDAÇÃO – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Açucena, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra ex-vereador de Naque, no Vale do Rio Doce, pelo assassinato do ex-prefeito do município.

O MPMG já ofereceu denúncia criminal contra ex-vereador por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima). Atualmente, o ex-vereador está no Presídio de Açucena.

De acordo com a ACP, ao cometer o homicídio do então chefe do poder executivo municipal, o ex-vereador também violou fortemente os seguintes princípios da Administração Pública: legalidade, moralidade e impessoalidade, que estão previstos na Constituição Federal e na Lei 8.429/92, que trata das sanções a agentes públicos por atos de improbidade administrativa.

Dessa forma, com a ACP, o MPMG requer que o ex-vereador, além das sanções penais, civis e administrativas, também seja responsabilizado e condenado às punições previstas na Lei 8.429/92, como perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Processo nº 5001854-57.2021.8.13.0005

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *