sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Minas já está em estado de alerta com a crise hídrica

REDAÇÃO – A crise hídrica deixa Minas Gerais em estado de alerta. Dessa vez, a atenção volta-se para a distribuição de água no Estado. A região Leste de Minas já está com restrição de uso de água para o agronegócio e indústria e Paracatu, no Noroeste do Estado, decretou Estado de Calamidade.

Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, nas demais regiões do Estado, existem áreas em situação de alerta ou que se enquadram em áreas de situação de conflito.

“Nesses locais, os próprios produtores fazem o monitoramento dos reservatórios e junto com o Igam acabam interrompendo o uso da água no local para que não falte para o consumo humano e nem para os animais”, explica. Na região Nordeste, que está também está em estado de alerta, e em Paracatu houve a suspensão do uso da irrigação.

“Não houve por parte do governo federal um planejamento para a armazenagem de água para a energia elétrica, e agora está deixando regiões como Norte e Vale do Jequitinhonha em situação de calamidade. Essas regiões do Estado são historicamente conhecidas por escassez de água, mas poderiam ter sido evitadas”, reforça.

Se as chuvas não vierem ou não forem tão favoráveis, aí pode-se pensar não somente em restrições de uso de água para o agronegócio e indústria, mas também na siderurgia”, detalha.

CARLOS SOUTO – Jornalista

Mais notícias, acesse o link: https://www.jornalbairrosnet.com.br

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *