quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Manilhamento da Rua Crisandália, no Primavera, continua preocupando moradores

Fotos PCReis/JBN

Timóteo – A reclamação dos moradores do bairro Primavera, pontualmente da Rua Crisandália, repercutida aqui no JBN, mobilizou em parte a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Timóteo. Uma equipe da secretaria foi até o local, mas conforme constatado pela reportagem, além de não resolver a questão do entupimento do manilhamento que atravessa a via, piorou a situação com o corte de uma árvore e não retirou os pedaços de madeira, que agora, também foram para o interior da rede.

Conforme relato dos moradores, a espessura da manilha que acolhe o Córrego do Mamão, no período chuvoso não comporta o volume de água, com o agravante de que areia e entulho também colaboram para que a vasão do equipamento seja diminuída. Com a chuva dos últimos dias, o fundo das residências se transformou em um grande lago, colocando em risco a estrutura da Rua Crisandália, além de prejudicar as atividades dos moradores como horta, pomares e galinheiros.

O morador Carlos Roberto, disse a reportagem do JBN que diante de uma forte chuva, o quintal da sua casa se torna um grande lago prejudicando as suas atividades como horta orgânica e galinheiro. Ele teme pela estrutura da sua casa. Dona Maria Júlia, professora aposentada, garantiu que o pequeno córrego fica “muito nervoso” quando chove. Ela admitiu que o entupimento das manilhas seja uma ação impensada dos próprios moradores, que “cortam as bananeiras e deixa o tronco na reta para a água levar”.

Outro morador que comunga com a opinião da professora aposentada, é Geraldo Silva. Ele afirmou que a prefeitura vez e outra faz a limpeza do local, mas os moradores não colaboram. “A prefeitura deveria aumentar a vasão deste manilhamento porque o volume de água aqui é muito. Por outro lado, acho também que os moradores poderiam ter consciência de que estão prejudicando a eles próprios”, destacou.

Na primeira reportagem, a Prefeitura de Timóteo informou  que tem conhecimento da situação, e que em dezembro foi realizada a limpeza da galeria, bem como limpeza das margens com a  retirada de lixo, entulho e areia.

A prefeitura também informou que por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, realizam periodicamente serviços de limpeza e desobstrução de redes, galerias e cursos d´água.

A Secretaria aproveita para solicitar a colaboração dos moradores para evitar o cultivo de bananeiras e outras espécies frutíferas nas margens dos córregos, o que te provocado à retenção de inservíveis e materiais recicláveis descartados irregularmente nos córregos da cidade provocando o entupimento das redes pluviais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *