IPATINGA 57 ANOS: Otimização gera economia de mais de 30% no consumo de combustível da frota
IPATINGA 57 anos – Uma análise comparativa feita pela Secretaria Municipal de Administração (SMA) para apurar o consumo de combustível da frota da Prefeitura de Ipatinga nos primeiros trimestres dos anos de 2020 e 2021 constatou que foi obtida uma significativa economia. Ela atingiu nada menos que 30,17% no período de janeiro a março deste ano.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, a economia no consumo de combustível da frota municipal foi de 4.220 litros em relação ao mesmo período do ano anterior. Questionado sobre como foi possível reduzir os gastos, o secretário de Administração, Matheus Braga, explicou que foram realizadas diversas ações com o objetivo de diagnosticar os gargalos, estruturar o processo e aplicar melhorias para uma utilização eficaz dos veículos.
Desde janeiro, a frota de 53 carros da prefeitura tem passado por revisões mecânicas, o processo de abastecimento tem sido monitorado e será automatizado em breve. Outro procedimento é que todos os veículos que não estão em atendimento são recolhidos no pátio durante o fim de semana, o que antes não era feito.
Segundo o secretário, a gestão no processo sofreu ajustes necessários e está mais rigorosa e organizada, o que pode ser o fator para a redução nos gastos, uma vez que não ocorreu diminuição nos serviços prestados. Pelo contrário, de acordo com dados, durante os primeiros meses do ano de 2021, devido à pandemia e início da vacinação contra a Covid, a prefeitura disponibilizou vários veículos para atendimento da imunização dos idosos acima de 80 anos em casa, intensificando o fluxo de utilização da frota.
Outro fator que chama a atenção é que a economia gerada ocorre num momento em que o Estado apresenta sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O secretário avalia que “o resultado é expressivo e só foi possível graças a mudanças importantes adotadas nos processos de fiscalização, controle de abastecimento dos carros e utilização dos veículos”.
O secretário Mateus Braga pontua ainda que “em época de poucos recursos, onde a ordem do dia é economizar, a equipe de governo vem cumprindo bem a recomendação feita pelo prefeito Gustavo Nunes aos gestores de todas as secretarias, visando equilibrar as receitas municipais com a finalidade de gerar reservas para os cofres públicos e ampliar a capacidade de investimentos ou mesmo de manutenção da máquina pública”.