sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Idosos de Fabriciano rompem o isolamento com ajuda do telefone e das redes sociais

FABRICIANO – Uma chamada de vídeo, uma mensagem de texto, um áudio gravado ou uma simples ligação costuma mudar o dia de qualquer pessoa. No caso dos idosos abrigados no Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas – Lar Bem Viver de Coronel Fabriciano, (antigo Asilo), representa mais. É a quebra de uma rotina silenciosa imposta pela pandemia do Coronavírus há mais de 1 ano.

Devido ao isolamento, os idosos tiveram as visitas interrompidas e as festas rotineiras que transbordavam alegria e interação, foram limitadas a eventos restritos com afastamento e sem os abraços e cumprimentos tão importantes para a saúde mental dos velhinhos.

Agora, uma ideia nascida do sentimento da equipe técnica juntamente com a coordenadora, Elenice Ribeiro, trouxe de volta os sorrisos e longos bate-papos entre os idosos e a comunidade externa. Parentes, amigos e desconhecidos abraçaram a iniciativa de fazer o bem de forma virtual. Nas quintas-feiras, quando o telefone do lar toca alguém já espera ansioso pela conversa agradável que melhora a autoestima em questão de minutos.

O projeto se chama “Conectados com o Bem Viver”. Desde a implantação, há cerca de um mês, dezenas de ligações foram recebidas e praticamente todos os idosos tiveram a oportunidade de interagir com os amigos virtuais.

Elenice conta que o projeto surgiu de uma observação a partir de uma ação que era promovida às quintas-feiras – “Quinta da saudade” – em que os familiares ligavam para os idosos para conversar. Mas com o passar do tempo, muitos passaram a não receber ligações e começaram a ficar tristes.

“No decorrer dos meses percebi que os parentes começaram a ‘esquecer’ seus entes queridos e já havia idosos que não recebiam uma ligação sequer. Comecei a pesquisar e a escrever sobre o projeto até que chegamos ao Conectados com o Bem Viver. Descobri que não precisava ser um parente, mas qualquer um que quisesse fazer o bem por meio de uma ligação”, disse Elenice.

CONTATO VIRTUAL, ALEGRIA DE VERDADE

A ideia do projeto é dar oportunidade às pessoas, principalmente os não-familiares, de conhecer a trajetória de vida dos idosos institucionalizados. Todas as quintas-feiras, das 8h às 17h, o smarthphone do Lar fica livre para receber as ligações. Por meio da chamada de vídeo, tanto quem recebe quanto quem faz a ligação podem conversar, contar causos, perguntar sobre histórias e falar da rotina dentro e fora da instituição.

“Durante a pandemia foi necessário se reinventar, fazer com que os idosos convivam mesmo que virtualmente faz um bem danado para a saúde mental, alivia as angústias e proporciona alegria”, afirma Letícia Godinho, Secretária de Governança de Assistência Social.

Um dos acolhidos, Sr. Renato Soares da Silva, 76 anos, recebeu uma ligação da Michelle Furbino Barros, assistente social. Os dois conversaram muito. Ele falou do jogo de damas, cantou as músicas que mais gosta e ela falou de sua rotina. O papo descontraído promete se repetir.

SERVIÇO

O telefone do Conectados com o Bem Viver é: (31) 9 8953 – 1516.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *