quarta-feira, maio 1, 2024
DestaquesPolítica

FALTA DE PREVENÇÃO PARA A CHUVA: Secretário de Obras de Timóteo é convocado pela Câmara

TIMÓTEO – O vereador Reygler Max (PSB) requereu na Câmara Municipal de Timóteo durante sessão ordinária nesta quinta-feira (2), a convocação do secretário de Obras  do município, Sérgio Martins, para que o mesmo compareça ao plenário do Legislativo, no dia 16 de dezembro, para explicar a falta do trabalho  preventivo que ocasionou tantos problemas durante a chuva na cidade, principalmente na Rua 95, no bairro João XXIII.

Além do requerimento, o vereador, um dos escritos na tribuna durante a sessão, disse está “chateado” com a maneira em que o secretário de Obras trata os parlamentares. “Fico chateado com a forma que somos tratados pelo secretário de Obras. O trabalho preventivo que poderia ter evitado as tragédias na cidade não foram feitos apesar da secretaria de obras ter todas as informações sobre a presença da chuva”, disse o vereador, denunciando que a inoperância do secretário de obras causou prejuízos incalculáveis à população.

Ao que parece, o vereador Reygler Max perdeu a paciência com o secretário de Obras

Enquanto o vereador Reygler Max convocava o secretário de Obras para comparecer à Câmara para explicar a falta de manutenção em bueiros e córregos, a prefeitura enviava release a imprensa informando que a rede entupida no bairro João XXII não comporta mais vazão de água da chuva, que fica ainda mais comprometida por causa de entulhos e restos de árvores jogados nos cursos d´água. A rede no João XXIII foi construída na década de 70.

Vistoria técnica

Mas nesta quinta-feira, com a estiagem, os trabalhadores conseguiram acessar um poço de visita e retirar vários troncos de bananeira e de árvores que estavam obstruindo a rede no João XXIII. Os técnicos da Secretaria também comprovaram que a tubulação não comporta mais o fluxo de água do córrego que atende a uma bacia hidrográfica de uma região de aproximadamente 150 hectares.

Aliado ao fato de que a rede de drenagem possui mais de 40 anos, a ocupação desordenada do solo também contribuiu para que a situação fosse agravada. Nesse sentido está em andamento um estudo sobre a possibilidade de fazer a substituição da rede pluvial e assim solucionar em definitivo esse problema que já se arrasta há mais de 20 anos no Bairro João XXIII.  O Município está fazendo o projeto executivo dessa nova rede pluvial por meio de uma empresa especializada e que já possui contrato com a Administração. O prazo para a conclusão do estudo é de aproximadamente 60 dias.

Limpeza continua

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras continua fazendo a limpeza da rede pluvial (até o Fórum da comarca) com previsão de 10 dias para liberar o trânsito na Rua 95, caso não haja novos imprevistos ou chuva nesse período.

Representantes da Secretaria de Obras de Timóteo aproveitaram para solicitar a compreensão dos moradores para que não joguem troncos de árvores, bananeiras, galhadas e entulhos nos cursos d´água para evitar o entupimento das redes pluviais.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *