quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Fabriciano lança programação da Semana da Árvore e anuncia serviço de “delivery” de mudas

FABRICIANO – Na próxima terça-feira, 21/9, é comemorado o Dia da Árvore. E para marcar a data, Fabriciano anuncia programação com ações de conscientização e incentivo da comunidade na revitalização do meio ambiente e arborização urbana. Dentre elas, destaque para o “Alô Verde”, serviço de entrega domiciliar e gratuita de mudas para ser plantadas em calçadas, casas e terrenos da cidade.

O serviço começa a funcionar no dia 27 deste mês. Basta o munícipe entrar em contato por telefone com a Gerência de Meio Ambiente. O setor, responsável pela operacionalização, fará a análise do espaço que o interessado tem disponível, indicará a espécie mais adequada e agendará a entrega da muda de árvore em casa. Cada cidadão pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal.

O gerente de Meio Ambiente, Ivan César frisa a importância da preservação e cultivo das árvores e lista alguns benefícios. “As árvores diminuem a temperatura ambiente; trazem sombra e protegem contra chuvas e poluição do ar e sonora; são abrigos e fontes de alimento de pássaros; absorvem gás carbônico e liberam oxigênio; ajudam a evitar erosão do solo e controle das chuvas e secas”, elenca.

APOIO PARA COMBATE OS INCÊNDIOS

Ainda na Semana da Árvore, o município vai entregar equipamentos para prevenção e combate a incêndios. A doação será feita ao 5º Pelotão de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O investimento foi garantido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), a título de compensação ambiental. A entrega está prevista para a próxima quarta-feira, 22/9.

BLITZEN E PLANTIO DE MUDAS

O município de Fabriciano e instituições parceiras também farão ações educativas e distribuição mudas durante a Semana da Árvore. Estão previstas a entrega de cerca de 500 mudas. A programação inclui recuperação de uma área degradada com plantio de árvores nativas e frutíferas no mirante do Cristo, no bairro Bom Jesus (alto do bairro Santa Terezinha com Aparecida do Norte).

A Semana da Árvore é realizada pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos; e parceria do CODEMA, 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG e Comando de Policiamento do Meio Ambiente e Rotary Club.

PROGRAMAÇÃO

21 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA) – 9H30

Blitz Ambiental na Av. Tancredo Neves, no Caladinho (em frente ao Unileste).

22 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA) -15H

Entrega de equipamentos para prevenção e combate a incêndios.
Sede do 5º Pelotão de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

23 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA) – 9H30

Blitz Ambiental na Praça da Bíblia, no Melo Viana.

 25 DE SETEMBRO (SÁBADO) – 9H30

Recuperação de área degradada com plantio de mudas no alto Bom Jesus (mirante do Cristo), em parceria com voluntários do Rotary Club.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *