quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Enfrentamento à covid-19 no HMCC é reconhecido em evento da Prefeitura de Itabira

ITABIRA – Durante o seminário “Itabira no Enfrentamento à covid-19” promovido pela Prefeitura Municipal de Itabira, para apresentação de cases de sucesso no enfrentamento à pandemia, as iniciativas implantadas pelo Hospital Municipal Carlos Chagas foram reconhecidas como essenciais para a região.

O evento foi realizado durante o último final no teatro do Centro Cultural e contou com a participação da gerente de assistência do Hospital Municipal Carlos Chagas, Dra. Andréa Maria de Assis Cabral, que apresentou as ações de enfrentamento à covid-19 adotadas na unidade desde o início da pandemia.

Suspensão das agendas eletivas de consultas, exames, cirurgias e visita hospitalar, foram algumas das medidas adotadas no HMCC como prevenção e combate ao novo coronavírus. “Criamos um espaço exclusivo para refeição, descanso e vestiário para os nossos colaboradores atuantes no setor de covid-19 e modificamos o nosso fluxo de entrada e saída de paciente suspeito ou confirmado pela parte externa do hospital, além de alterar o nosso fluxo da maternidade. Essas iniciativas foram realizadas precocemente, tão logo notamos a necessidade das mudanças no combate a disseminação da covid-19 e o esforço de todos os nossos colaboradores foi, sem dúvida, um diferencial para alcançarmos bons resultados”, afirma Dra. Andréa.

Foram realizadas ainda, algumas reformas nos espaços do HMCC para o enfrentamento da covid-19. “Reformamos e fizemos a ativação da Clínica Médica II para leitos covid-19 e adquirimos muitos equipamentos que foram de extrema importância para o atendimento aos pacientes. Todo o nosso trabalho foi feito com toda humanização e excelência que são premissas da Fundação São Francisco Xavier. O nosso trabalho vai continuar e implantaremos quantas melhorias forem necessárias para que os nossos pacientes possam contar sempre com o melhor atendimento”, reforça a gerente de assistência do HMCC.

Reconhecimento

Durante a pandemia, em reconhecimento ao trabalho exercido pelo Hospital Municipal Carlos Chagas, a unidade foi reconhecida pela Federação Internacional de Hospitais no Programa Beyond The Call of Duty for COVID-19 (Além do Senso de Dever Covid-19) por seus planos de ação de resposta à Covid-19, junto a mais de 100 hospitais de 28 países. O Hospital recebeu o certificado de reconhecimento após uma análise completa de um Comitê de Revisão Internacional, composto por 16 especialistas do setor de saúde.

Parcerias

A abertura do evento no teatro do Centro Cultural, contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, do vice-prefeito Marco Antônio Gomes, representantes das entidades parceiras, prefeitos e secretários de Saúde de cidades vizinhas, vereadores, secretários municipais e equipes de saúde.

Esse seminário nos faz refletir sobre o que aprendemos com tudo isso, qual os próximos passos que precisamos dar, o que essa pandemia nos deixa de lição e o que temos que fazer daqui para a frente. Como nos preparar melhor para enfrentar situações como essa? Isso é o mais importante nesse momento, até mesmo porque a pandemia não acabou. A vacina está se mostrando eficaz, mas temos que nos manter alertas e preparados. Temos que pensar e debater muito sobre esse assunto. Por isso esse encontro é muito oportuno e temos que fazer isso mais vezes. Agradeço muito a todos os profissionais da saúde e os parceiros que nos apoiaram nessa luta contra a Covid-19”, disse Marco Antônio Lage.

“2ª Onda Covid – Gestão de Crise”

Com o tema “2ª Onda Covid – Gestão de Crise”, houve palestras com a secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio, e com o representante do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Fábio Racy. Também participaram das palestras, por videoconferência, o diretor do Instituto de Responsabilidade Social do HIAE, Guilherme Schettino, e o gerente de operações do plano de saúde Pasa, Alexandre Albuquerque.

Estamos mostrando as boas práticas da gestão municipal perante o enfrentamento da pandemia. Estamos aqui para compartilhar informações e fazer um retrospecto de como começou a pandemia, as questões que foram tratadas e as ações tomadas a partir deste ano diante do colapso assistencial que enfrentamos aqui em Itabira, especialmente no mês de março. Vamos mostrar também como saímos dessa situação, com ferramentas e ações de gestão. Hoje já estamos há seis semanas na onda verde do protocolo Minas Consciente. Assim, consideramos tudo isso um case de sucesso e queremos compartilhar com a microrregião assistencial de Itabira o trabalho que foi feito”, explicou Luciana Sampaio.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *