terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesSaúde

Em Timóteo, servidora de 63 anos é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19

Cleunilda Cesário diz que ficou bastante emocionada quando foi convidada para ser a primeira trabalhadora da área de saúde a receber a dose da Coronavac.

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, iniciou na tarde desta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19. O Município recebeu do Estado 1,1 mil doses da Coronav. A primeira pessoa a receber a dose da vacina foi a servidora pública Cleunilda Madalena de Sousa Cesário, 63 anos. Conhecida carinhosamente como Piu, ela é técnica em enfermagem e atua na Vigilância Epidemiológica há 34 anos. Com a pandemia ela passou a se dedicar na linha de frente do combate ao coronavírus. A primeira vacina foi aplicada pelo secretário municipal de saúde Eduardo Morais, que é enfermeiro sanitarista de profissão.

Mãe de dois filhos e servidora do Estado, Cleunilda Cesário diz que ficou bastante emocionada quando foi convidada para ser a primeira trabalhadora da área de saúde a receber a dose da Coronavac, “principalmente porque são muitos os funcionários que têm trabalhado com afinco para preservar vidas nessa pandemia”.

Segundo Eduardo Morais a escolha de Cleunilda se deve ao fato de ela estar há mais de três décadas atuando na saúde, de fazer parte da linha de frente no combate ao vírus e também por ela ser portadora de comorbidades e fazer parte do grupo de risco. “O dia de hoje em Timóteo é um marco histórico na saúde pública. Mais uma vez o SUS demonstra a sua grande importância na vida de todos nós nessa que é maior crise sanitária que o país está vivendo”, citou o secretário, que aproveitou para agradecer a todos os servidores da Secretaria de Saúde pelo empenho e trabalho durante a pandemia.

Cronograma

A primeira fase da aplicação da vacina em Timóteo vai contemplar os trabalhadores da saúde. Hoje começou a vacinação pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Centro de Referência à Covid, localizado no Cento de Saúde João Otávio, no bairro Olaria.  Nesta quarta-feira pela manhã está programada a vacinação dos internos e funcionários do Sodalício Tio Questor. Às 8h e às 19h receberão a dose os profissionais que atuam na UTI/Covid do Hospital e Maternidade Vital Brazil; e no mesmo horário os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) Geraldo dos Reis Ribeiro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *