sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Descarte correto de máscara evita contaminação e ajuda a preservar meio ambiente

Diferente dos profissionais da saúde, o restante da população pode fazer o descarte no lixo comum.

REDAÇÃO – Devido à pandemia de coronavírus, as máscaras passaram a fazer parte do vestuário de muitas pessoas. Sejam laváveis ou descartáveis, elas são fundamentais para prevenir a disseminação da Covid-19. Entretanto, além de saber usá-las de maneira adequada, a população precisa fazer o descarte correto de máscaras que não são reutilizáveis, uma atitude importante para a saúde de todos e que ajuda a preservar o planeta.

As máscaras cirúrgicas, por exemplo, não se decompõem facilmente por ter em sua composição o polipropileno, material usado na fabricação de embalagens. “O descarte de máscaras no chão, como qualquer outro dejeto, traz um risco enorme para o meio ambiente. Suja os lençóis freáticos, os mares, e entopem canais, causando alagamentos”, alerta Clara Torres, técnica de segurança do trabalho do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS).

Por estar em contato direto com o nariz e a boca das pessoas, as máscaras podem conter diversos tipos de vírus. Entre eles, o causador da Covid-19. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de retirar a máscara. “Somente tocamos a máscara pelas alças ou laços, dependendo do modelo. Se for as de amarrar, desfaz-se os nós, descarta-se e higieniza-se as mãos”, orienta Benedita Eleutério, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Albert Sabin.

Para quem está preocupado com a contaminação do lixo, Benedita tranquiliza. “No caso dos profissionais de saúde, que trabalham em contato direto com pacientes com coronavírus, separa-se as máscaras no lixo contaminado. O restante da população pode fazer o descarte no lixo comum”, afirma.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *