sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Cuidados com a Saúde Mental em Timóteo ganha palestras de conscientização

Timóteo – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promove no mês de janeiro palestras para funcionários e usuários dos diversos setores sobre a importância de cuidar da saúde mental. A conscientização aborda aspectos positivos e negativos da pandemia do coronavírus, que provocou mudanças no comportamento da população em nível mundial.

O psicólogo clínico e psicanalista Gleyson Teixeira conversou com servidores das Unidades de Saúde da  Sede e do Bairro Primavera nesta quarta-feira (13/01). Ele ressaltou o quanto o ano de 2020 com o advento da Covid-19 impactou a qualidade de vida cognitiva, emocional e social de cada indivíduo. “A Saúde Mental na Era do Coronavírus”, tema da palestra, trouxe uma discussão entre servidores da saúde e a população a respeito do que aprendemos com as rupturas drásticas e repentinas como o isolamento social, a adoção de novos comportamentos, os medos e as ansiedades que surgiram. Os processos emocionais daqueles que passaram pelo adoecimento, cura e luto e como é importante buscar ajuda profissional adequada nesta hora”, explicou Gleyson Teixeira.

O psicólogo ressaltou ainda que todo diagnóstico, acompanhamento terapêutico e medicação deve ser realizado por especialistas, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais que realizam atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A rede de saúde do município disponibiliza esses atendimentos à comunidade por  meio do CAPS e da Saúde Mental Infantil. O atendimento pode ser realizado por demanda espontânea ou encaminhamento médico. O CAPS está situado à avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, bairro Bromélias. O telefone para mais informações é (31) 3847-7548.

Para sexta-feira (15/01) está agendada a realização de uma nova palestra no Centro de Referência à Covid-19, às 7h30, no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria.

Janeiro Branco 2021

A Campanha Janeiro Branco propõe esse importante convite a todas as pessoas e instituições a investirem na Saúde Mental. Tema muito oportuno em tempos de pandemia, a proposta da campanha para 2021, de forma individual ou coletiva,  particular ou social — aonde quer que as pessoas estejam, é garantir condições públicas e privadas para que todos os seres humanos tenham acesso ao que protege, impulsiona, qualifica e fortalece as suas saúdes mentais!

Alguns comportamentos terapêuticos podem melhorar a saúde mental:          investir em autoconhecimento; Investir em autonomia existencial;     procurar técnicas terapêuticas como mindfulness, arteterapia,         meditação; investir em vínculos sociais profundos e significativos;        enriquecer os próprios conhecimentos com práticas culturais e        atividades criativas; cultivar uma espiritualidade saudável e harmônica;         respeitar orientações científicas relacionadas à qualidade de vida;          praticar exercícios físicos; manter maior vínculo com a natureza, como visitar parques e ambientes naturais; conviver com animais e respirar ar puro; investir em sentidos existenciais, sociais, profissionais autênticos e        próprios.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *