segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Câmara de João Monlevade concede Título de Filho Ilustre a farmacêutico

Fabrício Carneiro é um dos responsáveis pela inspeção e fiscalização das fábricas de vacinas contra o coronavírus

JOÃO MONLEVADE – Na noite dessa quarta-feira, 18, a Câmara Municipal de João Monlevade concedeu Título de Filho Ilustre ao farmacêutico Fabrício Carneiro de Oliveira. A indicação da homenagem é de autoria do vereador Gustavo Prandini (PTB) em reconhecimento do povo monlevadense, pelos relevantes serviços prestados por Fabrício ao país na área de Saúde Pública, especialmente em prol da vacinação da população brasileira no período da Pandemia da COVID-19.

Fabrício é formado em farmácia pela UFMG e especialista em Vigilância Sanitária. Desde 2005, reside em Brasília, após ser aprovado no concurso público da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Atualmente, ele trabalha como Coordenador de Inspeção e Fiscalização de Insumos e Medicamentos Biológicos (COINS). Ele atuou como inspetor na equipe que avaliou as fabricas que produzem as vacinas contra o coronavírus.

Em discurso, Fabrício falou do apoio recebido da sua esposa durante a pandemia, quando o volume de trabalho na Anvisa aumentou. Ele agradeceu aos parlamentares pela homenagem recebida. “Agradeço a todos os vereadores e em especial ao Gustavo Prandini pela proposta. Fiquei muito emocionado e feliz. Agradeço também ao prefeito Dr. Laércio que entrou em contato comigo, por meio da sua assessoria, para me parabenizar quando as vacinas foram aprovadas no mês de janeiro. Agradeço também aos meus pais e aos meus avós, Nadir Barbeiro e Dalila Costureira, que já não estão mais aqui, mas que também estariam muito felizes”, disse.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, justificou a ausência à solenidade. Ele enviou uma mensagem parabenizando o homenageado pelo Título recebido. “Para nós, é um orgulho saber que você é um monlevadense. Que a sua jornada de estudos e profissional seja exemplo para tantos jovens na nossa cidade”.

O vereador Gustavo Prandini, falou da satisfação em poder conceder o Título de Filho Ilustre a Fabrício. “A homenagem ao Fabrício simboliza algumas coisas muito importantes para a sociedade, como por exemplo as Universidades públicas de qualidade, que infelizmente hoje estão sofrendo ataques, como se fossem espaços de baderna, desleixo, desorganização. Nós sabemos que isso não é verdade. Hoje, as universidades públicas estão formando bons profissionais, como o Fabrício”, falou.

Prandini também elogiou a trajetória do homenageado. “Ele é um exemplo para toda nossa juventude, e principalmente para nossa cidade, região e estado. É um exemplo de que é preciso investir em educação pública de qualidade e de que é importante a presença de um Estado da forma correta, eficiente, com valorização do servidor público”.

O vice-presidente Revetrie Teixeira (MDB) também destacou o trabalho de Fabrício. “Você demonstrou ser um homem de poucas palavras, mas de muitas atitudes. Você entra para o marco da nossa cidade. É um orgulho saber que das escolas públicas saem tão bons profissionais como você”.

O assessor de Governo, Gentil Bicalho, e os demais parlamentares também destacaram o trabalho de Fabrício.

Biografia

Fabrício Carneiro de Oliveira nasceu em João Monlevade em 24 de novembro de 1979. Ele é filho de Lívio Cota de Oliveira e Maria da Conceição Carneiro de Oliveira. Casado com Ana Paula Ribeiro, com quem tem um filho, Bernardo, de 7 anos. Ingressou na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1997 e concluiu a graduação de Bacharel de Farmácia no ano 2000. Passou a residir em Brasília em 2005, após aprovação e convocação em concurso público da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Já participou de mais de 50 missões internacionais para avaliação de inúmeros fabricantes de medicamentos, especialmente em fabricantes de medicamentos injetáveis, sediados em várias partes do mundo, incluindo China, Índia, Irã, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Marrocos dentre outros países.

Foi designado como inspetor para compor a equipe que avaliou as fábricas de vacinas da Sinovac, responsável pela fabricação da vacina Coronavac em parceria com o Instituto Butantan e a empresa Wuxi Biologicals, fabricante do insumo biológico da vacina envasada no Brasil pela Fiocruz, em parceria com a AstraZeneca, em dezembro de 2020. Estas inspeções serviram como base para a aprovação do uso emergencial das vacinas contra Covid-19, já disponibilizadas aos brasileiros.

Atualmente, coordena a equipe responsável e participa da avaliação técnica dos fabricantes envolvidos na produção da Vacina de RNA desenvolvida pela Pfizer, bem como os fabricantes indicados pela Janssen Cilag para a fabricação de sua vacina contra a Covid, bem como o acompanhamento dos fabricantes nacionais, como o Instituto Butantan, Fiocruz e as fábricas indicadas pela União Química. Participa de discussões técnicas sobre as vacinas com a OMS e outras autoridades reguladoras parceiras, visando acelerar o processo de aprovação das vacinas no país.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *