terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesPolítica

Aumento da gasolina e da conta de água preocupa deputados

Ione Pinheiro protestou contra resolução da Arsae que unificou cobrança dos serviços de água e esgoto, tornando a conta mais cara – Foto:Daniel Protzner

REDAÇÃO – O aumento de itens como contas de água e esgoto e gasolina, que tem pesado no bolso dos mineiros, esteve entre as preocupações dos deputados que se pronunciaram no Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde desta terça-feira (24/8/21). Antes mesmo dos pronunciamentos, porém, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Perdigão (Centro-Oeste), Gilmar Teodoro (PSDB), que morreu na ultima quinta-feira (19) depois de passar mal durante uma partida de futebol.

Já na fase dos oradores, as contas de água e esgoto foram destacadas pela deputada Ione Pinheiro (DEM), que defendeu a revogação da Resolução 154, de 2021, publicada pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG). A parlamentar afirmou que já entrou com representação no Ministério Público estadual para revogar as mudanças.

A norma, publicada em julho, unifica a cobrança dos serviços de água e esgoto, mas acaba por fazer com que domicílios que não são atendidos por ambos os serviços tenham suas tarifas aumentadas. A situação chegou a ser debatida em audiência pública na ALMG.

Em Plenário, a deputada Ione Pinheiro disse que municípios como Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte) foram prejudicados, na medida em que contrataram os serviços de água e esgoto da Copasa, que não os entregou, e agora, ainda assim, aumenta as tarifas.

Já a alta dos preços da gasolina foi destacada pelo deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania), que afirmou que Minas Gerais está entre os dez estados em que a gasolina está mais cara, em ranking liderado por Tocantins, Rio Grande do Sul e Acre.

Ele criticou reunião recente dos governadores, na qual os líderes dos poderes executivos estaduais discutiram ações de defesa da democracia em resposta a iniciativas consideradas autoritárias do presidente Jair Bolsonaro.

Cleitinho Azevedo considerou que a reunião deveria ser para tomar medidas contra o aumento da gasolina e disse que as acusações contra Bolsonaro deveriam ser deixadas de lado em prol da “união do povo”. O deputado Bartô (sem partido) concordou com o colega e disse que está em curso a estrategia de “dividir para conquistar” e que é dos cidadãos que devem vir as mudanças, não dos políticos eleitos: “um povo unido é mais forte”, disse.

Parlamantar elogia projeto que vai oferecer cursos profissionalizantes

O projeto Trilhas do Futuro, que vai abrir 40 mil vagas para adolescentes em cursos profissionalizantes, foi o tema do pronunciamento da deputada Laura Serrano (Novo). A parlamentar destacou que as vagas serão prioritariamente para jovens de escolas públicas e que o programa vai incluir uma ajuda de custo para transporte e alimentação. Ela lembrou que as inscrições são até a próxima segunda-feira (30) e convidou os interessados a participarem.

Laura Serrano ressaltou que o projeto, comandado pela Secretaria de Educação, terá destinação de mais de R$ 500 milhões e faz parte também de um planejamento para retomada econômica pós-pandemia. Segundo a parlamentar, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) também participou do planejamento e ajudou a levantar as demandas dos setor produtivo, de forma a garantir que as vagas ofertadas fossem para municípios e áreas de atuação em que haverá empregabilidade.

O deputado Delegado Heli Grilo (PSL), em aparte, elogiou a iniciativa e afirmou que cursos profissionalizantes podem ajudar a prevenir a criminalidade. Ele aproveitou, ainda, para cobrar respostas da Secretaria de Educação quanto à implantação de mais de 30 escolas militares pelo Estado, que teriam sido prometidas para o próximo ano. As negociações, porém, não avançaram, de acordo com ele.

Recuperação – O deputado Virgílio Guimarães (PT) voltou à tribuna depois de dois meses afastado das funções parlamentares por complicações da Covid-19. O deputado agradeceu o apoio dos colegas e disse que, segundo os médicos que o acompanharam, ele recebeu uma alta carga viral e só se recuperou por já ter se vacinado com as duas doses. Ele pediu a todos que se cuidassem e que se vacinassem quando chegasse o momento.

O parlamentar aproveitou ainda a ocasião para elogiar o posicionamento da ALMG frente ao acordo da Vale. Virgílio Guimarães não participou das votações finais da proposta por causa do afastamento, mas disse que foi acertada a distribuição de parte do valor para os municípios. Para ele, ainda, a tramitação do texto do acordo ajudou a reafirmar a autonomia do Poder Legislativo, que não atuou como “mero carimbador” de decisões tomadas pelos Poderes Executivo e Judiciário.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *