ABA desenvolve Projeto Conectar em Coronel Fabriciano

FABRICIANO – A Associação Beneficente Ágape, em parceria com o Fundo Municipal do Idoso de Coronel Fabriciano, inicia na próxima semana, o Projeto Conectar, que consiste na realização de oficinas de alfabetização, informática e internet básica para idosos. A oficina de informática terá início na segunda-feira, 10, às 8h30, e a oficina de alfabetização, na terça-feira, 11, às 8h.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações no intuito de trabalhar o fortalecimento, protagonismo e empoderamento dos idosos do município, que se encontra em situação de vulnerabilidade, considerando a dificuldade de acesso às atuais mídias sociais, informática e que são analfabetos. Além disso, o projeto visa trabalhar as relações intergeracionais, realizando um intercâmbio entre idosos e adolescentes.

A oficina de alfabetização será ministrada e coordenada por uma pedagoga e por uma técnica em magistério, além disso, foram selecionados alguns adolescentes para acompanharem os idosos. O diferencial desta oficina é a participação familiar no processo de desenvolvimento do idoso, com o intuito de promover o envolvimento e integração familiar, visando avanços quanto à alfabetização. A oficina acontecerá em três dias semanais, tendo duração de seis meses.

Já a oficina de informática e internet básica serão ministradas por um técnico de informática, além disso, foram selecionados estagiários para acompanhamento dos idosos no processo de acesso consciente e seguro ao mundo da informática e redes sociais. A oficina acontecerá em dois dias semanais, e terá duração de seis meses.

“Sabemos que nossos idosos são os mais suscetíveis a golpes aplicados por estelionatários. São frequentes as notícias de golpes aplicados contra pessoa idosa e por isso pensamos nesse projeto para que possamos trabalhar a alfabetização e a informatização, e com isso trabalharmos a autoestima, a qualidade de vida na terceira idade e os tornando protagonistas de suas vidas”, ressalta a Coordenadora do Projeto, Luciara Maria Rosa Chaves.

As oficinas serão realizadas no Centro Cultural Dona Conceição, localizado na Av. Brasília, 2648, no bairro Amaro Lanari.

A ABA

A Associação Beneficente Ágape (ABA) é uma instituição sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento de ações e projetos que visam à proteção, a promoção, a defesa e a garantia dos Direitos Humanos. A associação trabalha diretamente com entidades locais, no suporte e auxílio para elaboração e captação de projetos sociais.

Fundada em 20 de agosto de 1999, a ABA foi criada com o intuito de defender os Direitos Humanos e a valorização da vida, além de atuar na promoção de políticas públicas e na qualidade de vida das pessoas. Em 21 anos de atuação, a instituição já realizou diversas atividades voltadas para crianças, adolescentes e idosos, como seminários, oficinas, diagnósticos, mobilizações de campanhas educativas e capacitações.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *