quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

A semana de 8 a 11 de março, é de levantamento do índice de infestação do Aedes em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da gerência de Atenção em Saúde, da Secretaria de Governança da Saúde, realiza de segunda (8) até quinta-feira (11), um novo LIRA’A – Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypty, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. É o segundo levantamento do ano que visa verificar o índice de infestação do mosquito em todas as regiões da cidade e assim, planejar ações pontuais onde o perigo for maior.

No primeiro levantamento do ano, feito entre 8 e 12 de fevereiro, foi constatado índice de infestação de 1,7%, considerado médio risco de transmissão, mas que exige atenção das autoridades de saúde. O satisfatório é abaixo de 1%. Por isso, as equipes de agentes de endemias entrarão novamente em ação. Neste período chuvoso, é comum a água se acumular em objetos deixados ao ar livre, o que favorece a procriação de larvas que irão se transformar em mosquitos.

Veja os índices por bairro conforme o último levantamento nas áreas mais infestadas:

·         Frederico Ozanan – 11,7%

·         Silvio Pereira I – 7,3%

·         Contente – 5,8%

·         José da Silva Brito – 5,3%

·         Córrego Alto e Surinan – 5%

·         Manoel Domingos – 4,8%

Nestes bairros, o perigo é real e a prefeitura já reforçou a prevenção com ações de bloqueio de transmissão por meio da limpeza dos quintais e pulverização de inseticidas com borrifadores costais.

Os criadouros de mosquito mais comuns segundo o levantamento são:

·         Pneus velhos – 18,5%

·         Vasos de flor – 15%

·         Caixas d’ água abertas – 12,5%

·         Bebedouros de animais – 12,5%

·         Latas – 6,2%

·         Vasos sanitários – 6,2%

·         Ralos, calhas e tonéis – 3%

A Gerente de Vigilância em Saúde, Danielle Marise, ressalta a importância do apoio dos moradores para que facilitem a entrada dos agentes e promovam diariamente o combate às arboviroses.  “Vistorie a sua casa e promova a limpeza do seu quintal. É assim que eliminamos os focos e deixamos a cidade sem arboviroses”, recomenda.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *