segunda-feira, março 4, 2024
DestaquesPolítica

A cidade de Pingo D’água completou nesta terça-feira 26 anos de emancipação

PINGO D’ÁGUA – O município de Pingo D’água (MG) completou nesta terça-feira (21), 26 anos de emancipação. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence ao colar metropolitano do Vale do Aço, estando situado a cerca de 290 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de 66,57 km², sendo que 0,4 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2018 era de 4 894 habitantes.

Há registros de estadia na região da cidade que remontam ao final do século XVIII, porém o município foi emancipado somente em 1995. Seu território abrange remanescentes importantes de Mata Atlântica e lagoas, que ajudam a compor a zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), tido como a maior reserva do bioma em Minas Gerais e um dos maiores sistemas lacustres do mundo. Tem como principais fontes de renda a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços.

Dentre as áreas de lazer, estão os espaços esportivos, a praça de alimentação e um Centro de Eventos que sedia festas diversas. Também se destacam marcos como a Ponte Queimada, que preserva características originais da década de 1930, a Cachoeira da Fumaça e o Iate Clube Tiririca, que possui lagoa natural (Lagoa Tiririca), chalés, playground e área de acampamento. As manifestações culturais da cidade envolvem formas de expressão como a capoeirateatro e artesanato.

A Câmara Municipal da cidade está composta por nove vereadores. São eles: Samira da Toneca; Fabiano do Zé Fifi, Netinho, Marinho da Sirley, Gazão, Edmar Gonzaga, Batoré, Juninho Ruralista e Thiago. O prefeito é Luiz Paulo e o vice-prefeito Vadico.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *