quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Timóteo realiza Festa do Rosário em outubro

TIMÓTEO – A consagrada Festa do Rosário em Timóteo será realizada no mês de outubro com ampla programação. A festividade integra o calendário de eventos tradicionais do município, destacando-se na área do turismo cultural e religioso. Este ano, a Guarda de Moçambique de Timóteo é a coordenadora da programação, com a organização ficando a cargo do Mestre Túlio Jairo e Caroline Beatriz. Os Reis Festeiros anfitriões serão Roberto Canhotinho e Andréia Vaz.

A programação será aberta oficialmente na próxima quinta-feira (07), com a realização da live da missa de Nossa Senhora do Rosário, às 19h, na Igreja São Sebastião de Timóteo, a ser transmitida no facebook da Guarda de Moçambique.  Em seguida, haverá ainda levantamento de Bandeira no adro da igreja e show pirotécnico com a presença de congadeiros e festeiros. No dia 9, haverá o levantamento da Bandeira de Aviso na Praça Mestre Manoel Vitório, no bairro Bela Vista, às 9h. Posteriormente, às 12h, terá início a Festa das Crianças do Projeto Social Família Reino do Rosário, que acontecerá na quadra da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho.

No dia 10, a partir das 8h, acontece a Oficina de Construção de Bandeiras e Bandeirolas na quadra da Escola Angelina Alves de Carvalho. No dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, terá início o período de Novena a ser praticada pelos fiéis. Às 9h, será feita o levantamento da Bandeira de Nossa Senhora Aparecida no adro da Igreja Católica de São Sebastião. Na data será realizada a visita dos congadeiros ao Trono Coroado (casa da Rainha Andréia Vaz). Haverá missa com celebrante transmitida ao vivo pelo facebook da Guarda de Moçambique.

Entre os dias 13 e 19, a Paróquia São Sebastião promoverá a novena e visitação da imagem de Nossa Senhora do Rosário a casas de fiéis nos bairros Primavera, Nossa Senhora das Graças, Bela Vista, Distrito de Cava Grande (Marliéria), Centro Sul e Ana Rita.  O encerramento da novena acontecerá no dia 20. Neste dia, terá a chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário na comunidade do bairro Bela Vista e levantamento de bandeira e homenagem ao Mestre Manoel Vitório, um dos pioneiros do congado em Timóteo, a partir das 19:30.

O dia 21 será marcado pelo pagamento de promessas atendidas. E será realizada a gravação do terceiro CD de músicas de congado pela Guarda de Moçambique de Timóteo. No dia seguinte, haverá  levantamento de bandeiras, às 9h). Neste dia serão realizadas as oficinas de confecção de rosário e confecção de tambores, a partir das 8h, na quadra da Escola Angelina.

Dando sequência às comemorações da Festa do Rosário, no dia 23 de outubro, às 19h, será celebrada missa na Praça 29 de Abril e o levantamento da Bandeira Mão Sagrada no adro da matriz.  O grande festejo em honra à Nossa Senhora do Rosário acontece no dia 24 de outubro. A programação cultural começa às 5h, com a Matina  e orações online. A partir das 8h, ocorre a chegada das guardas de congado visitantes, que serão recebidas com uma confraternização pela manhã.

Ás 9h, os tambores passam a ecoar com o Bate-Caixa em frente ao antigo Choupana (no bairro Ana Rita). Posteriormente, os grupos de congado participam da cerimônia de acolhimento. A comitiva sairá da casa dor Reis Festeiros, encontrando com a imagem de Nossa Senhora do Rosário e passando pela casa dos futuros Reis Congo Moacir de Castro e Izabel de Luzitano.

A partir das 11h, será celebrada Missa Conga na Igreja Matriz São Sebastião com a participação especial do cantor, compositor, ator e congadeiro Maurício Tizumba e dos congadeiros visitantes.  Posteriormente haverá a confraternização das guardas e, a partir das 14h, a retirada das bandeiras na Praça Mestre Manoel Vitório encerrando a programação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *