sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Clube Dançante do Ipaneminha recebe melhorias com recursos da Lei Aldir Blanc

Ipatinga – O Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário – Sede do Congado do Ipaneminha, bem material imóvel, localizado na zona rural de Ipatinga, foi contemplado com um repasse de R$ 10 mil, do Fundo Municipal de Cultura. O recurso é proveniente da Lei Federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, que previu suporte emergencial a entidades e agentes do setor cultural em função da pandemia de Covid-19.

Importante patrimônio cultural do Município, o Congado do Ipaneminha, bem imaterial registrado, que atua na comunidade do mesmo nome, foi fundado em 1925 por José Gonçalves de Almeida. Lá, os congadeiros se reúnem para as festas do Divino e de Nossa Senhora do Rosário, tradicionais manifestações religiosas.

O Congado do Ipaneminha, tradição cultivada por afrodescendentes, tem sua origem ligada aos tropeiros procedentes da cidade do Serro, passando por Ferros, Joanésia, Mesquita, Santana do Paraíso e Ipaneminha, nas primeiras décadas do século XX.

Tanto a sede quanto o congado são bens protegidos pelo município de Ipatinga. O edifício é resguardado por Decreto de Tombamento, e o Congado, através de seu processo de registro.

Com esse valor destinado pela Lei Aldir Blanc, foi possível realizar a manutenção da estrutura física do espaço cultural e subsidiar outras despesas da entidade, informa a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – Semcel.

Todas essas ações tem a finalidade de cumprir as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura de Ipatinga e no Plano Municipal de Valorização e Salvaguarda do Congado do Ipaneminha, afim de garantir a preservação da memória e identidade da cultura popular ipatinguense.

Todo o processo referente à legislação e transparência foi publicado no site oficial da Prefeitura de Ipatinga e pode ser conferido pelo link: www.ipatinga.mg.gov.br/aldirblanc .

Para conhecer mais sobre os patrimônios históricos e artísticos de Ipatinga, acesse: www.patrimoniocultural.ipatinga.mg.gov.br .

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *