quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Na avaliação do MEC, Timóteo avança na Educação. 60% das escolas elevaram o IDEB

Timóteo – A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que destaca o município nas taxas de aprovação e no índice de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática.  O resultado de 5,2 demostra um crescimento nos anos finais da educação básica (6º ao 9º ano),  maior que o índice de Minas Gerais (4,7) e do Brasil (4,6).

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), o índice do município se manteve satisfatório em 6,2 pontos. Isso porque 67% das escolas atingiram ou superaram a meta nacional de 6,0 que deveria ser atingido até 2022.

Os valores representam um avanço para a Educação em Timóteo, pois, 60% das escolas elevaram o IDEB em relação ao ano de 2017 e destas 40% superaram as metas projetadas pelo governo federal.

Esses dados, que consideram as redes públicas e privada de ensino, saem a cada dois anos e foram divulgados oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 15/10. A nota do Ideb varia em uma escala de zero a dez. Para calcular o índice, considera-se o desempenho dos alunos em Matemática e Português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova aplicada pelo MEC, e também índices de aprovação e evasão.

Criado em 2007, o índice reúne dois parâmetros importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações (proficiência) de Língua Portuguesa e Matemática. O índice é calculado para cada escola, município, estado e região a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *