quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Mais de 6 mil alunos da rede municipal de ensino de Timóteo voltam às aulas no dia 10 de fevereiro

Timóteo – Os cerca de 6.200 alunos da rede municipal de ensino de Timóteo voltam às aulas no dia 10 de fevereiro. Todos os preparativos para a entrada do ano letivo estão finalizados. Durante o período de férias, as escolas passaram por serviços de manutenção e pequenas reformas, para a garantia da qualidade das instalações e maior conforto para a comunidade escolar. As aulas serão retomadas nas 14 escolas de Ensino Fundamental, três Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e no Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos (CMEI/EJA).

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo iniciará as atividades do ano letivo com a realização de oficinas, nos dias 6 e 7 de fevereiro, em parceria com a Fundação Aperam Acesita. As oficinas com o tema “Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais: compreendendo conceitos” serão destinadas a cerca de 400 educadores. As capacitações serão ministradas na Faculdade Única, no horário de 7h às 11h30 e de 13h às 17h30.

“Temos convicção de que com essas oficinas estamos dando o ponta-pé inicial para que o ano letivo seja feito de forma mais qualificada para atender nossos alunos. Com certeza, nossos alunos voltarão com o ânimo redobrado, e este ano será melhor do que o ano passado”, salientou o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vespasiano Cassemiro. O secretário destacou que a educação de qualidade e democrática é m

“Este é um momento de darmos as boas-vindas aos alunos, pais e comunidade escolar, estes atores são os protagonistas na construção da educação de qualidade” frisou o professor Vespa. Em relação à situação das famílias abrigadas na Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza, o secretário afirmou que todos esforços estão sendo feitos para o retorno das famílias às suas casas com segurança, sem prejuízo do ano letivo.

Participação nas oficinas

No dia 6, o público alvo serão os educadores das escolas IMETT (Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo), MAMP (Professora Maria Aparecida Martins Prado), Municipal, Limoeiro e Novo Tempo. No dia 7, os profissionais das escolas Ana Moura, Angelina Alves de Carvalho, José Moreira Bowen, Cecília Meireles, Clarindo Carlos Miranda, João Bolinha, Joaquim Ferreira de Souza, Monteiro Lobato, Virgínia de Souza Reis, Educação de Jovens e Adultos e Centro de Referência de Educação Inclusiva Ativa.

Parceria

Além da educação regular, a Secretaria de Educação mantém convênio com 12 creches comunitárias e com a APAE de Timóteo, atendendo cerca de 1.200 crianças. O município também oferece o programa do governo federal Universidade Aberta do Brasil, que oferta cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de Educação a Distância.

A rede municipal de ensino conta com 380 professores e 80 acompanhantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE); e 210 profissionais das áreas administrativa e operacional. A Secretaria de Educação mantém também o Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie-Lemaire que atende pessoas com deficiências visual e auditiva.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *