quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Escolas Estaduais iniciam ano letivo com greve por tempo indeterminado a partir do dia 11

Belo Horizonte (Foto reprodução Face) – O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Sin-UTE, informou ao JBN que  trabalhadoras e trabalhadores em Educação, representando todas as regiões de Minas Gerais, aprovaram nesta quarta-feira (5), greve por tempo indeterminado na rede estadual de ensino, a partir de 11 de fevereiro. O encontro da categoria e a atividade do professorado aconteceu no pátio da Assembleia Legislativa.

A categoria reivindica propostas de pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, direito respaldado pela Lei Estadual 21.710/2015 e pela Lei Federal 11.738/2008, bem como o cumprimento estrito do repasse de 25% da receita corrente líquida do Estado para a Educação, o que não foi executado no ano passado pelo governo Zema.

Também luta pela quitação do 13º salario de 2019, a interrupção de políticas que dificultam o acesso à Educação, como sistema de pré-matrículas online, Plano de Atendimento, fusão de turmas, demora na publicação das remoções e resolução de designação.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) ressaltou também que a apresentação de propostas de reajustes salariais a apenas um setor do funcionalismo só demonstra o desprezo que o governo Zema tem pela Educação, sendo urgente uma resposta concreta contra tal postura.

Foi votado e aprovado o seguinte calendário de lutas:

– 6 e 7/2 – Rodas de conversa sobre a conjuntura enfrentada pela Educação mineira e visitas às escolas;

– 10/2 – Conversas com pais e estudantes nas escolas.

– 11/2 – Início da greve por tempo indeterminado.

– 12 e 13/2 – Mobilização nas escolas e realização de assembleias locais e regionais.

-14/2 – Realização de Assembleia Estadual.

– Moção de Repúdio ao reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que processa estudantes e professores por se manifestaram em defesa da educação democrática.

– Moção de apoio e solidariedade à greve dos petroleiros e petroleiras em todo o país.

Tanto a SEE-MG quanto a Seplag foram procuradas pela reportagem, mas ainda não se manifestaram.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *