sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Cursos de Comunicação Social do Unileste realizam 13º OsCalouros

Fabriciano – Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizam nesta terça-feira (23), a partir das 19h, a 13ª edição do “OsCalouros”. O evento será realizado em ambiente virtual, via Google Meet, para todos os estudantes dos cursos de comunicação da Instituição. Após as apresentações, os vídeos serão disponibilizados para apreciação do público em geral, na plataforma Padlet.

Durante o evento serão apresentados curtas-metragens, resultados dos projetos integradores do 1º período dos cursos, referentes às disciplinas de Linguagem Cinematográfica, Artes Cênicas, Informática Aplicada à Comunicação Visual e Fundamentos da Comunicação. Os estudantes são responsáveis pela idealização, criação do roteiro, filmagem, edição do conteúdo e divulgação, sendo que o produto final será exibido durante o “OsCalouros”.

O nome do evento é uma analogia ao “Oscar”, de Hollywood, porém, feito por Calouros dos cursos de Comunicação da instituição de ensino. Ao todo, serão seis grupos que apresentarão os curtas-metragens de três minutos de duração. O tema desta edição é “sexualidade”. Diferentemente das edições anteriores, neste ano, o corpo de jurados será composto apenas por professores das disciplinas, que irão avaliar o melhor filme. A previsão é que a premiação aconteça após o retorno das aulas presenciais.

O professor e coordenador do Oscalouros, William Trevizani, destaca que foi desafiador a realização do trabalho 100% em ambiente virtual, mas que a participação dos alunos foi gratificante. “Tudo o que sai da nossa rotina acaba assustando um pouco. Mas os estudantes e professores, desde o início do distanciamento social, se empenharam muito para que a proposta desse certo. Tivemos as aulas mediadas por tecnologia e tiramos as dúvidas, ajudando-os com o desafio de realizar o projeto mesmo sem poder encontrar pessoalmente com os integrantes do grupo”, conta.

Para a estudante Fernanda Raica, foi gratificante produzir o seu primeiro curta. “É realizador e completamente emocionante, já que sou uma amante de filmes. Participar da produção é praticamente a realização de um sonho, principalmente por fazê-lo com pessoas tão criativas e inteligentes”, afirma.

Saiba mais sobre o evento

Uma tradição dos cursos de Comunicação Social, o “OsCalouros”  reúne dezenas de estudantes e professores, até mesmo de outros cursos, além de parentes e amigos para as apresentações dos curtas-metragens. Os discentes são incentivados a produzir vídeos com assuntos da atualidade e assim, praticar de forma autônoma, a essência técnica de sua profissão.

Segundo o coordenador dos cursos, Alexandre Guerra Fabri, o evento é um legado do curso que já existe há mais de uma década. “Nesta edição, será a primeira vez em que os alunos, recém-chegados, lançam mão de técnicas consolidadas para a produção de um curta-metragem, o que, geralmente, causa um fascínio em quem produz. E é uma programação que recebe a comunidade, geralmente os familiares, que se encantam com o crescimento dos filhos”, conclui.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *