Alunos da rede municipal de Timóteo recebem da Secretaria de Educação o 2º bloco de atividades
Timóteo – A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer iniciou a segunda etapa de distribuição dos blocos de atividades por meio virtual e, presencialmente, para os pais e responsáveis pelos alunos que optaram pela retirada impressa do documento nas escolas do município.
Nesse processo, ocorrido nos dias 3 e 4, foram observadas as medidas de segurança orientadas pelos órgãos de Saúde, atentos ao cuidado com alunos, familiares, professores e demais profissionais da Educação.
Antes da entrega do segundo bloco, nos dias 1º e 2 de junho as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal receberam a devolução dos primeiros blocos de atividades respondidos, referentes à compensação dos dias letivos do período de 18 a 29 de maio.
As atividades para os alunos foram elaboradas sob a coordenação da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas e contemplam as habilidades estabelecidas pelo Currículo Referência de Minas Gerais.
Toda atividade possui um texto orientador e instruções que permitem ao aluno e à sua família o desenvolvimento das tarefas de forma autônoma. Os professores também dão suporte repassando as orientações por meio de grupos criados pelo Whatsapp ou Telegram.
Para a secretária de Educação, Márcia Lessa, a avaliação desse período de atividades não presenciais na rede municipal tem sido muito positiva por todos os envolvidos. Segundo explicou, os profissionais da Educação têm se reinventado ao utilizar uma gama de recursos tecnológicos e se empenhado nessa nova experiência de interatividade junto aos alunos.
“Os pais, por sua vez, têm expressado todo o apoio pela dedicação dos educadores e o reconhecimento à tentativa de não deixar que o ano escolar seja perdido. Relatos como ‘esta alternativa é a melhor forma diante da situação que estamos passando’ ou ‘essa maneira que a Secretaria de Educação encontrou foi ótima porque assim os alunos não ficam prejudicados’ ou ainda ‘não está sendo fácil, mas estamos tendo muito contato e apoio dos professores e encontrando meios de acompanhar nossos filhos em casa’ são depoimentos que temos recebido, o que é importante”, destacou Márcia Lessa.
Para ela, o envolvimento das famílias tem sido fundamental nesse momento assim como o fortalecimento da relação família-escola, que deve ser sustentado no pós-crise. “Outro ponto é que, mesmo diante de um cenário de excepcionalidade, os professores seguem sendo o ativo mais importante para o enfrentamento dos desafios educacionais que se apresentam agora e que, muito provavelmente, toda essa experiência irá impactar no futuro da educação”, concluiu a secretaria de Educação.